Empresas que solicitaram o selo Sustentabilidade estão sendo visitadas

- PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

Reconhecimento municipal faz parte do programa Selo Turismo Qualificado BC

Uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú (Semam) começou, em novembro, a visitar estabelecimentos que solicitaram o Selo “Sustentabilidade”. O Selo será emitido pelo Município, por meio do Programa Selo Turismo Qualificado BC, que visa promover as boas práticas adotadas pela cadeia produtiva do turismo.

- PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

“Sustentabilidade” é o primeiro dos cinco selos previstos pelo Programa, lançado no fim de setembro pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur). Para recebê-los, estabelecimentos e prestadores de serviços precisam aderir ao Programa e cumprir os critérios estabelecidos, que são conferidos pelo Município. A adesão ao Programa Turismo Qualificado BC pode ser feita a qualquer momento, pelo site www.seloturismoqualificadobc.com.br

Para obter o Selo “Sustentabilidade”, será preciso cumprir critérios ambientais e sociais, de acordo com a categoria pretendida (bronze, prata ou ouro). São esses critérios que estão sendo observados por uma oceanógrafa e uma engenheira ambiental da Semam, as quais visitam empresas que solicitaram o reconhecimento municipal na área ambiental. Ainda neste ano, a Sectur entregará o Selo “Sustentabilidade” aos primeiros beneficiados.

Guias de turismo também são contemplados pelo Programa. Os primeiros a aderir participaram de uma capacitação semana passada. A capacitação é um dos pré-requisitos. Os guias serão os porta-vozes do Programa, profissionais que conhecerão as boas práticas adotadas pelos estabelecimentos e que vão ensinar os turistas a reconhecer o selo. Para fazer parte do Turismo Qualificado BC, o guia deve estar formalizado junto ao Ministério do Turismo, assim como todos os equipamentos que aderirem ao Programa.

“Com certeza vai ser muito importante para a cidade. Faremos a nossa parte, iremos divulgar, mostrar aos turistas, falar a eles sobre o selo”, disse a presidente da Associação de Guias de Turismo de Balneário Camboriú (Aguitur), Marivone Batista.

Os próximos selos serão “Atendimento ao Turista”, “Acessibilidade”, “Segurança” e “Medidas Sanitárias”. Eles serão lançados semestralmente.

O selo é uma forma eficaz para turistas identificarem que fizeram uma boa escolha com relação a um estabelecimento ou prestador de serviços. Por meio de um QR Code, que estará em cada selo entregue, o turista terá informações sobre a empresa reconhecida.

Para saber mais sobre o Programa, os critérios de cada categoria, quem e como pode ser feita a adesão, basta acessar o site www.seloturismoqualificadobc.com.br

_________________
Informações adicionais:

Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
(47) 3267-7067

Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Divulgação/Sectur

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua após a Publicidade