- PUBLICIDADE GOOGLE-

MPSC cria centro de apoio operacional especializado em Saúde Pública

O Secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, participou na tarde desta sexta-feira, 25, no edifício-sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em Florianópolis, de solenidade de apresentação à sociedade do Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública (CSP). O novo centro de apoio fará o acompanhamento das políticas públicas de saúde e das alterações legislativas, a interlocução com os órgãos públicos de saúde e entidades da área e prestará apoio técnico-jurídico às Promotorias de Justiça de todo o estado.

Antes essas atividades eram desenvolvidas pelo Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH), mas diante da dinâmica das políticas de saúde – constantemente revistas e reorganizadas nacional e localmente – e da grande demanda da área, que se evidenciou ainda mais no período de pandemia, o MPSC viu a necessidade de ter uma estrutura específica a fim de fortalecer e aprofundar a atuação do Ministério Público nessa área.

Continua após o anúncio

Assim, o CSP absorverá os programas, grupos de trabalho, campanhas e iniciativas que antes estavam sob a coordenação do CDH, além das atividades cotidianas, como o apoio técnico jurídico às Promotorias de Justiça de todo o estado.

A coordenação do novo centro de apoio operacional caberá ao Promotor de Justiça Douglas Roberto Martins, que exercia a coordenação do CDH e foi o responsável pela interlocução do Ministério Público com os órgãos públicos e entidades da área da saúde em um dos momentos mais críticos já vividos pela sociedade, que foi a pandemia do coronavírus.

Continua após o anuncio

De acordo com o promotor e coordenador do CSP, Dr. Douglas Roberto Martins, três projetos prioritários do CDH serão agora responsabilidade do novo centro de apoio: o Saúde sem Demora, que busca enfrentar o grave problema das listas de espera do SUS, o Monitor da Contratualização, que vai olhar para a oferta de serviços, para acompanhar contratos e convênios mantidos pelos gestores municipais e o gestor estadual, garantindo o atendimento da população, e o Saúde Mental em Rede, que tem o propósito de fortalecer as Redes de Saúde Mental do estado. Este último foi eleito pelo Conselho de Políticas e Prioridades Institucionais um dos focos de atuação, em função dos reflexos da pandemia.

“Essas iniciativas do MPSC voltadas especificamente para a área da saúde vão ser agora fortalecidas e vão ganhar uma atenção ainda mais especializada e qualificada com a criação do novo Centro de Apoio”, pontuou.

Continua após o anúncio

Para o Secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, o novo centro irá proporcionar mais possibilidades e aprimoramento da saúde pública catarinense, “Desejo cumprimentar o MPSC por ter feito essa mudança estrutural trazendo para a saúde pública um olhar cauteloso e com amplas possibilidades, materializando o Centro de Apoio”, considerou.

O Secretário afirmou ainda que em 2018, no início do processo de transição, o governador Carlos Moisés, ao montar sua equipe para a saúde, relatou seu desejo de elaboração de uma estratégia de trabalhos debruçada em três alicerces: mais serviços, com mais qualidade e mais próximo ao cidadão catarinense. “E esse foi exatamente o norte dado a gestão da Secretaria de Estado da Saúde”, explicou.

O Superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Rogério Ribeiro, destacou o trabalho em conjunto com o Ministério Público no combate a pandemia e considerou a importância da criação do novo centro, “É uma grande oportunidade que o MPSC está dando ao SUS”, disse.

Reconhecimento

Durante a solenidade, o Procurador Geral de Justiça de Santa Catarina, Fernando da Silva Comin, reconheceu o trabalho do governo do estado e da Secretaria de Estado da Saúde, em esforço conjunto com o Ministério Público, Tribunal de Contas, Superintendências e Conselhos de Classe, para sanar o problema da dívida de mais de 1,2 bilhões de reais herdada pela atual gestão, antes do início da pandemia.

“Sem o comando firme do governador Carlos Moisés na resolução do problema da dívida, nós não teríamos uma solução. Nós conseguimos zerar a dívida da saúde no estado de Santa Catarina no primeiro ano da gestão do atual governo. Isso foi importante porque depois ingressamos numa pandemia e não poderíamos carregar dois problemas ao mesmo tempo, a equalização da dívida com os fornecedores nos permitiu uma resposta rápida e um alto desempenho em saúde pública durante a pandemia”, esclareceu Comin.

Papel do Centro de Apoio

Os Centros de Apoio Operacional do MPSC mantêm os Promotores de Justiça atualizados com informações técnico-jurídicas, realizam pesquisas, estudos e relatórios, auxiliando em procedimentos de investigação, na preparação de ações e em estratégias de atuação. Propõem a celebração de convênios pela Instituição e a realização de cursos, palestras, seminários e outros eventos.

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais