Espaço Maker com mais de 290 ferramentas de tecnologia é inaugurado em escola estadual de Brusque

Continua após a Publicidade

A EEB Dom João Becker, de Brusque, recebeu nesta sexta-feira, 25, um novo laboratório para estimular a criatividade e a inovação dos estudantes. A inauguração do Espaço Maker na unidade contou com a participação da comunidade escolar e de lideranças locais. O laboratório tem mais de 290 ferramentas para atividades práticas e tecnológicas, incluindo eletrônicos e equipamentos como impressora 3D e notebooks.

O secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar, destaca o pioneirismo do espaço de tecnologias na rede pública de ensino. “Ele vai ao encontro das novas necessidades abordadas no Ensino Médio. É um espaço que nosso estudante tem para experimentar e participar de atividades inovadoras nas escolas A rede estadual de Santa Catarina alcança um nível de excelência nessa gestão, que poucos lugares têm. É o que nossa rede merece”.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

O Espaço Maker na unidade estadual teve investimento de cerca de R$ 97 mil e foi o nono laboratório oficialmente entregue para escolas da rede estadual. O Governo do Estado já adquiriu os equipamentos e mobiliários para equipar 295 unidades escolares com o laboratório, incluindo investimento de R$ 67,4 milhões.

Durante a solenidade, também foi oficializada a entrega do Espaço Maker para mais nove unidades escolares da região: EEB Feliciano Pires, EEM Yvonne Olinger Appel e EEB Santa Terezinha, de Brusque; EEB Prof. Carlos Maffezzolli, de Guabiruba; EEB Manoel Vicente, de Major Gercino; EEB Francisco Mazzola, de Nova Trento; EEB São João Batista, de São João Batista; EEB Cruz e Sousa e EEB Prof. Olívia Bastos, de Tijucas. Os gestores das escolas receberam uma placa produzida pela impressora 3D do Espaço Maker e o Manual da Educação Maker, que traz orientações pedagógicas sobre a instalação e utilização do laboratório.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Espaço Maker na EEB Dom João Becker. Foto: Gabriel Duwe de Lima/SED

Espaço de criação é pioneiro na educação catarinense

Os laboratórios incluem equipamentos como kits de robótica, placas eletrônicas, cortadoras laser e impressoras 3D. Ferramentas de fabricação manual para estimular a criação entre os estudantes, como furadeiras de bancada, retíficas manuais e lixadeira, também estão presentes no laboratório. As ferramentas permitem que estudantes e professores ampliem as possibilidades pedagógicas, unindo diversas áreas de ensino.

Além disso, os Espaços Maker contemplam mobiliário específico e são instalados em ambientes que estimulam a criatividade e inovação. O objetivo é que os estudantes se tornem protagonistas de suas criações, desenvolvendo atividades que podem se transformar em projetos, protótipos e experimentos.

Fonte: Governo SC

Continua após a Publicidade