Saúde de Camboriú participa do Baile de Idosos alusivo ao Novembro Azul

- PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

Evento semanal da Secretaria de Assistência Social contou com participação da Secretaria de Saúde Municipal na abordagem do combate ao câncer de próstata, e também na prevenção a diabetes e surdez

O tradicional Baile com Idosos, realizado no pesque pague Açanã na quarta-feira, dia 23, foi pautado pela prevenção. O evento semanal, realizado pela Secretaria de Assistência Social, também teve participação da Secretaria de Saúde de Camboriú, que por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF), que abordou a campanha do Novembro Azul, que é o mês de Combate ao Câncer de Próstata e aborda a importância dos cuidados do homem. Além de falar sobre o câncer de próstata e a importância dos exames para seu diagnóstico, a equipe de saúde também trouxe à tona assuntos como a diabetes, proporcionando ainda aos participantes a disponibilização de testes de glicêmica, além de orientação sobre surdez com uma fonoaudiológica.

- PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

“Aliamos o lazer junto à informação, pois essa é uma ação de grande importância para esse público alvo, que é a faixa etária que os homens mais sofrem com essa doença. Aproveitamos um evento que proporciona momentos divertidos, para abordarmos informações de utilidade à saúde pública”, fomenta a psicóloga e Coordenadora do NASF, Joyce de Almeida.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre homens, depois do câncer de pele, sendo a causa da morte de 28,6% da população masculina no Brasil, conforme dados da Sociedade Brasileira de Urologia. O diagnóstico precoce da doença garante maiores chances de cura, com exames de toque retal e de antígeno prostático específico (PSA), que são as formas de detecção quando há suspeita da doença.

Fonte: Prefeitura de Camboriú – SC

Continua após a Publicidade