Alemanha apoia projeto em comunidades quilombolas

- PUBLICIDADE -

A Embaixada da Alemanha está apoiando mais um projeto social no Brasil. A iniciativa “Aquilombar os manejos: práticas insurgentes e diálogo por direitos”, desenvolvida em parceria com o Instituto Socioambiental, está auxiliando as comunidades quilombolas do Vale do Ribeira, em São Paulo.

O apoio financeiro da Alemanha foi utilizado para realizar reuniões, workshops e assessorias jurídicas e técnicas visando fortalecer a participação política e efetivar a consulta previa das comunidades quilombolas – por exemplo no contexto da concessão prevista para atividades turísticas do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) à iniciativa privada. Também deve ajudar a garantir os direitos relacionados às práticas tradicionais de manejo da paisagem nos territórios, como as roças tradicionais e atividades de coleta de produtos florestais.

- PUBLICIDADE -

Reconhecido há quatro anos como patrimônio cultural imaterial brasileiro, o Sistema Agrícola Tradicional Quilombola do Vale do Ribeira reúne conhecimentos agrícolas, sociais e culturais das comunidades locais.

O projeto em parceria com a Embaixada será concluído até o final do ano.