- PUBLICIDADE GOOGLE-

Alunos de duas escolas visitam Estação de Tratamento de Água da Emasa

A equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) – JACAMASA, da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), recebeu na última semana, alunos de duas escolas para uma visita na Estação de Tratamento de Água (ETA). Com um tour pela estação em dias distintos, uma turma do 5º ano da E.B.M Professora Clotilde Ramos Chaves, de Camboriú; e duas turmas do 2º e 3º ano da Escola Maple Bear, conheceram todo processo e as etapas do tratamento da água, até chegar às torneiras das casas.

Guiados pelos operadores da Emasa, os engenheiros Ambiental Sanitarista, Hilário Zornitta Júnior e Ana Carolina Nicolau, acompanharam os cinco passos do tratamento após a captação da água bruta no Rio Camboriú, que ocorrem na ETA: Floculação e Coagulação; Decantação; Filtração; Desinfecção e Fluoretação; Reservação e Distribuição. Também conheceram o laboratório de análise de potabilidade da água, para garantir a qualidade da água distribuída. Para a engenheira Ana Carolina Nicolau, que faz parte da equipe do Programa Jacamasa, “esse aprendizado torna as crianças mais conscientes da sua responsabilidade no uso correto da água em suas casas, levando o aprendizado aos seus familiares”.

Continua após o anúncio

Para encerrar a visita, os alunos participaram de uma brincadeira com jogos educativos sobre as questões ambientais, como jogo de memória e materiais recicláveis e orgânicos; e levaram para casa uma cartilha do programa. “É importante para os alunos tanto da rede pública, como particular de escolas de Balneário e Camboriú, municípios que são abastecidos pelo Rio Camboriú e recebem a água tratada pela Emasa, saibam como é realizado o trabalho, e tenham noção de todo o processo do tratamento. Como essa água chega “bem suja”, e todas as etapas com os produtos adicionados na água, o cuidado com a qualidade para ela chegar limpinha às suas casas”, completa o engenheiro Hilário, um dos responsáveis pelo Jacamasa.

Sobre o PEA JACAMASA

Continua após o anuncio

O Programa de Educação Ambiental (PEA) JACAMASA – “Emasa levando água e conhecimento até você”, foi criado com o intuito de promover a sensibilização da população de Balneário Camboriú, quanto ao papel de cada ator social na preservação da qualidade e da quantidade de água dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, e a importância do saneamento e todo sistema de esgotamento sanitário do Município. O projeto visa alcançar diferentes públicos-alvo, desde colaboradores internos; professores; alunos de cursos técnicos ou superior na área ambiental; alunos do ensino fundamental e infantil; e as famílias como um todo.

EMASA
(47) 3261-0000

Continua após o anúncio

Diretoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Divulgação Emasa

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais