- PUBLICIDADE GOOGLE-

Alesc concede moção a guarda-vidas que venceram competição nacional

A Assembleia Legislativa, atendendo solicitação do deputado Coronel Mocellin (Republicanos), concedeu na tarde desta quarta-feira (23) moção de aplauso à delegação de Santa Catarina pela conquista do primeiro lugar no XXI Sobrasa Rescue, competição de salvamento aquático realizada em Torres (RS) com a participação de guarda-vidas do Brasil e equipes internacionais convidada, nos dias 17 a 20 de novembro.

Também foram homenageados sete guarda-vidas militares e civis que conquistaram primeiro lugar em suas respectivas categorias, e o cabo Noé Medeiros Batista, de Florianópolis, pela conquista do terceiro lugar na prova Beach Flags, durante o campeonato mundial de salvamento aquático, realizado em setembro, em Riccione, na Itália.

Continua após o anúncio

Mocellin explicou que nos quatro dias do evento em Torres, foi possível acompanhar as provas de mar e piscina nas seguintes categorias Mar (aquathlon, salvamento com tubo de resgate, salvamento com pranchão e corrida à nadadeira) e Piscina (50m carregando o manequim, 100m carregando o manequim, fazendo o uso de nadadeiras, 4x25m carregando o manequim e 4x50m medley). As atividades do evento têm o propósito melhorar o conhecimento, a integração entre os serviços de salvamento e principalmente reduzir o número de afogamentos no Brasil e na América do Sul.

De acordo com ele, as provas simulam atividades comuns na rotina dos bombeiros militares que atuam nas praias. Ao todo, são realizados oito desafios de salvamento, em ambientes de mar e piscina. Transporte de manequins, salvamento com flutuador, resgate com pranchão e corrida estão entre as modalidades, individuais e por equipes.

Continua após o anuncio

“Trabalhei 36 anos como bombeiro militar e neste período, durante oiti anos fui presidente da Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático) e por 25 anos membros diretoria, e ajudei a organizar diversos campeonatos brasileiros e sul-americanos, tendo até conquistado sete medalhas como atleta, e a gente vê que a competição é um estímulo aos bombeiros continuarem seu treinamento, para estarem preparados para a temporada de verão quando vem milhares de turistas para Santa Catarina para nosso Litoral e nossos balneários”, destaca o deputado.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Marcos Aurélio Barcelos, enalteceu a importância da homenagem aos bombeiros. “Recebemos com muita alegria essa homenagem por parte da Assembleia Legislativa, que representa o povo catarinense, é resultado de uma conquista de um trabalho de muitos anos que iniciou com o deputado Mocellin, quando ainda era bombeiro militar, que fez com que nós conseguíssemos evoluir por meio de competições.”

Continua após o anúncio

O guarda-vidas João Gilberto Freitas Kawabata, que atua na praia do Morro dos Conventos, em Araranguá, que conquistou o primeiro lugar na categoria mais de 60 anos, falou em nome dos homenageados. “Treino praticamente todos os dias natação, corrida e bicicleta e há 22 anos venho praticando provas de salvamento aquático. Essa homenagem é uma honra para nós, estar aqui para mostrar o que a gente faz. Não tenho palavras para falar dessa emoção. É um coroamento pelo nosso trabalho.”

O cabo dos Bombeiros Militares Noé Medeiros Batista, de Florianópolis, que conquistou o terceiro lugar na prova Beach Flags, durante o campeonato mundial na Itália, também enalteceu a importância da homenagem do Parlamento aos guarda-vidas. “Essa homenagem é um incentivo, principalmente para mim que estou sempre participando de campeonatos. Essa visibilidade é importante e um incentivo para continuar treinando para o campeonato mundial de 2024, que acontece na Austrália. São dois anos de treino, aprendi isso por participando de muitos mundiais.”

Homenagens:

  • delegação de Santa Catarina pela conquista do primeiro lugar no XXI Sobrasa Rescue;
  • cabo Noé Medeiros Batista, de Florianópolis, pela conquista do terceiro lugar na prova Beach Flags, durante o campeonato mundial de salvamento aquático, realizado em setembro, em Riccione, na Itália;

LISTA GUARDA-VIDAS DE AÇO CBMSC:
Categoria A (até 24 anos)
GVC Bruno Avelino de Oliveira – 8ºBBM (Tubarão)

Categoria C (30-34 anos)
GVC Pedro Laranjeira Razzante – 1ºBBM (Florianópolis)

Categoria D (35-39 anos)
Cb BM Noé Medeiros Batista – DIE (Florianópolis)

Categoria H (55-59 anos)
ST BM RR Alexandre Lopes de Souza – 7ºBBM (Itajaí)

Categoria I (60+ anos)
GVC João Gilberto Freitas Kawabata – 4ºBBM (Criciúma)

Categoria J (até 24 anos)
GVC Maria Clara Venero – 7ºBBM (Itajaí)

Categoria M (35-39 anos)
GVC Tamyris Latuf Gregolini – 1ºBBM (Florianópolis)

Fonte: Agência ALESC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais