LIC: última apresentação de “Ubu Rei! Uma Metáfora Mamulenga” é nesta quarta

Continua após a Publicidade

A última apresentação do espetáculo “Ubu Rei! Uma Metáfora Mamulenga” será nesta quarta-feira (23), às 20h, na ArthouseBC (Rua São Paulo, nº 581-1, Bairro dos Estados, Balneário Camboriú), com entrada gratuita. Patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), o espetáculo estreou em setembro e circulou por escolas e espaços alternativos de Balneário Camboriú.

“Ubu Rei! Uma Metáfora Mamulenga” é uma versão da peça “Ubu Rei ou Os Poloneses”. No clássico escrito pelo dramaturgo francês Alfred Jarry em 1888, Ubu é um personagem cruel e covarde, que assassina o rei, assume o trono e passa a exercer o reinado de forma brutal e sanguinária. Em “Ubu Rei! Uma Metáfora Mamulenga”, o clássico foi adaptado para o teatro de bonecos e os personagens da trama abrasileirados. Os responsáveis pela adaptação são os atores Sebastian Marques e Rafaela Peralta, do grupo cultural Inventor de Sonhos. O espetáculo narra, com muito humor, a história de Pai Ubu, o anti-herói, que, guiado pelos caprichos de Mãe Ubu, esposa dele, decide destronar o rei e roubar-lhe a coroa.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

Criados exclusivamente para essa versão da obra, os bonecos de “Ubu Rei! Uma Metáfora Mamulenga” têm características não vistas em outras peças dessa natureza. Eles foram esculpidos pela Associação Cultural dos Mamulengueiros Artesãos de Glória de Goitá (PE), com mulungu (um tipo de madeira macia e consistente ao mesmo tempo). Os mamulengos são fantoches típicos do Nordeste brasileiro, especialmente comuns em Pernambuco.

Após a 21ª e última apresentação da peça, o grupo cultural Inventor de Sonhos se despede de Balneário Camboriú. Sebastian e Rafaela irão para Olhos D’Água (GO) coordenar um projeto cultural.

“Levantamos reflexões sobre a realidade política atual por meio do riso. O espetáculo surpreendeu o público pela história e pela beleza estética de cenário, figurino dos bonecos e atuação. Na quarta-feira, faremos nossa última apresentação, e a gente espera a lotação máxima do espaço para nos despedirmos. Será nosso agradecimento à cidade que nos acolheu com tanto carinho nesses últimos quatro anos”, comenta Rafaela.

___________________

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Marlon Andrei/ Divulgação
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua após a Publicidade