- PUBLICIDADE GOOGLE-

Jemec: estudantes municipais encerram competições com diversão e conquista de medalhas

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Diversão, euforia e conquista de medalhas é o que define o encerramento da III edição dos Jogos Escolares da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma (Jemec). Ao longo do campeonato os estudantes disputaram o título em três modalidades: Voleibol misto, Basquete feminino e masculino e Futsal masculino e feminino, encerrando as disputas na última quinta-feira (17). Ao todo, participaram desta edição quase 2500 estudantes entre os anos iniciais (1° ao 5°) e anos finais (6° ao 9°) de 43 escolas da rede municipal de ensino.

Continua após o anúncio

A prática do esporte pode ser definida como uma somatória com a prática educacional realizada dentro das salas de aula. Esses momentos de diversão e competitividades saudáveis são espaços de integração para todos os estudantes. Fortalecendo a resiliência tanto na vitória quanto na derrota, se tornando um momento enriquecedor e de grande valor para cada um dos estudantes”, destacou o secretário de Educação, Celito Cardoso.

Os jogos foram divididos em três fases. A fase final do Jemec encerrou na última semana com as disputas do Futsal masculino e feminino dos estudantes dos anos iniciais. De acordo com o coordenador de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Guilherme Neves, a realização do Jemec consiste em proporcionar a socialização dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Educação Física entre os estudantes da rede municipal de ensino.

Continua após o anuncio

A importância do Jemec está na socialização, entre as escolas, dos conhecimentos que são adquiridos nas aulas de Educação Física. Em competições como essa, que envolvem vários estudantes de diversas escolas, conseguimos perceber a importância desse componente curricular na escola no processo de formação humana dos estudantes”, pontuou.

Ainda de acordo com o coordenador, uma das inovações que ocorreram na III edição dos Jogos Escolares foi os jogos realizados com os estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). “As modalidades realizadas foram Futsal masculino, Tênis de Mesa masculino e feminino, Xadrez masculino e feminino e Dominó em duplas. Conseguimos proporcionar aos estudantes de diversas idades do EJA um momento de confraternização e divertimento. Percebemos a alegria contagiante desses estudantes ao final de cada disputa”, explicou.

Continua após o anúncio

Integração de alunos e professores

Segundo o técnico e professor de Educação Física, Tiago Lima, o melhor dos alunos sempre é esperado durante essas disputas, com a finalidade de superarem todas as expectativas. Principalmente, durante os treinos e nas partidas disputadas.

O sentimento como técnico é o melhor que eu poderia sentir, e é nos abraços e agradecimentos deles depois dos jogos que percebemos que estamos fazendo um bom trabalho. Assim, depois de todos os resultados conquistados, eu só tenho que agradecer a todas as escolas que cederam seu espaço para o nosso projeto e todos os profissionais da Secretaria de Educação que contribuíram para mais um ano de Jogos Escolares”, ponderou.

O estudante Davi Jacinto Nazario, depois de participar da III edição dos Jogos Escolares falou que o gosto pelo futebol foi o que motivou sua participação. “Achei bem divertido e incrível participar, além de ser uma grande felicidade na hora de eu conquistar e receber minha medalha”, comemorou.

Além disso, o estudante Pedro Marques dos Santos, que também participou do evento contou que se emocionou depois de conquistar a sua medalha. “Foi uma felicidade imensa ganhar e receber minha medalha, porque foi competitivo e suada a nossa vitória. Então, participar dos jogos foi um momento muito divertido com todos os meus colegas”, contou.

Encerramento das disputas

As finais na última quinta-feira foram realizadas na escola municipal Hercílio Amante com o Futsal masculino e na escola José Francisco Berteiro com o Futsal feminino. Para a diretora da escola Hercílio Amante, Ana Paula de Carvalho Fernandes Colombo, os Jogos Escolares são uma oportunidade de interação e desenvolvimento para os estudantes.

“O esporte é saúde, qualidade de vida e uma oportunidade de os alunos se desenvolverem. Dessa forma, as crianças conseguem entender que os seus futuros dependem de boas escolhas oportunizados em os nossos jogos escolares, incentivando o melhor de cada um deles”, frisou.

Programa de Jornada Ampliada Escolar

Uma das principais parcerias durante as edições dos Jogos Escolares acontece com as atividades realizadas durante o Programa de Jornada Ampliada Escolar (Projae), um programa da Secretaria de Educação que oferece modalidades esportivas para os estudantes no contraturno escolar.

Conforme o coordenador do Projae, Fábio Bittencourt Silveira, tudo são somatórias na educação de Criciúma e todas as conquistas são os resultados das aulas de Educação Física praticadas com os estudantes. “Neste ano ficamos responsáveis por organizar a parte da arbitragem e o transporte da competição, sendo uma congregação de todos os alunos e profissionais”, afirmou.

Ainda, para Bittencourt, o que menos importa é quem chega em primeiro lugar no campeonato. “Nós sempre prezamos pela interação proporcionada para cada estudante e escola que participaram. Contribuindo, ainda mais, para aumentar a valorização do esporte no município”, completou.

Confira os vencedores da III edição do Jemec 2022:

ANOS INICIAIS

Voleibol misto: 1º lugar EMEB Antônio Colombo, 2º lugar EMEB Pedro Paulo Petruzzelis e 3º lugar EMEB Profª Maria de Lourdes Carneiro

Basquetebol Masculino: 1º lugar EMEB Profª Maria de Lourdes Carneiro, 2º lugar EMEB Núcleo Hercílio Luz e 3º lugar EMEB Antônio Mangilli.

Basquetebol Feminino: 1º lugar EMEB Calos Gorini, 2º lugar EMEB PE. José Francisco Bertero e 3º lugar EMEB Prof. Jairo Luiz Thomazi

Futsal Masculino: 1º lugar EMEB Hercílio Amante, 2º lugar EMEB Profa Maria de Lourdes Carneiro e 3º lugar EMEB Trancredo de Almeida Neves.

Futsal Feminino: 1º lugar EMEB Calos Gorini, 2º lugar EMEB Núcleo Hercílio Luz e 3º lugar EMEB PE. José Francisco Bertero.

ANOS FINAIS

Voleibol Misto: 1º lugar EMEB Serafina Milioli Pescador, 2º lugar EMEB Hercílio Amante e 3º lugar Luiz Lazzarin.

Basquetebol Masculino: 1º lugar EMEB Jorge da Cunha Carneiro, 2º lugar EMEB Pascoal Meller e 3º lugar EMEB PE. José Francisco Bertero.

Basquetebol Feminino: 1º lugar EMEB Giácomo Zanette, 2º lugar EMEB Profa Maria de Lourdes Carneiro e 3º lugar EMEB Hercílio Amante.

Futsal Masculino: 1º lugar EMEB José Cesário da Silva, 2º lugar EMEB Hercílio Amante e 3º lugar EMEB José Cortim Portella.

Futsal Feminino: 1º lugar EMEB PE. Pedro Petruzzellis, 2º lugar Adolfo Back e 3º lugar EMEB Giácomo Zanette.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais