- PUBLICIDADE GOOGLE-

Frio e ações da Secretaria de Saúde reduzem infestação do mosquito da Dengue em 90%

A Vigilância em Saúde Ambiental de Chapecó divulgou nesta segunda-feira que o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRA) teve índice de 0,5, o que é considerada infestação de baixo risco. Na segunda semana de novembro foram visitados 3762 imóveis, realizadas 190 coletas e constatados apenas 21 focos positivos, segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Karina Giachini.

“Esse índice é 90% inferior ao realizado em novembro do ano passado. Atribuímos essa redução ao clima mais frio e também às ações realizadas pela Secretaria de Saúde de Chapecó. Somente neste ano realizamos 45 mutirões de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, inclusive com ações nos cemitérios e no interior do município. Vamos seguir com novas ações principalmente neste período em que há um aumento da temperatura, o que favorece a proliferação do Aedes aegypti”, disse Karina.

Continua após o anúncio

No sábado passado foram realizados mutirões no SAIC e nos cemitérios municipais, com a participação de Agentes de Combate a Endemias e 56 acadêmicos da Unochapecó. No SAIC foram 658 visitas, com 796 depósitos inspecionados, 160 criadouros eliminados, 20 tratamentos com larvicida em caixas de água e cisternas, 37 pneus recolhidos, duas denúncias e um termo de adequação assinado.

No Cemitério Ecumênico Municipal, no Centro, foram recolhidos 25 sacos de lixos e aproximadamente 2.510 depósitos inspecionados e eliminados.
No Cemitério Tomazelli, no bairro Efapi, foram eliminados 9 sacos de lixos e aproximadamente 652 depósitos inspecionados e eliminados.

Continua após o anuncio

No primeiro semestre de 2002 Chapecó chegou a decretar situação de emergência em saúde, devido ao grande número de casos positivos, que chegaram a sete mil, e dez óbitos.

O trabalho é para evitar a repetição destes números. Para isso a Vigilância conta com o apoio da população, eliminando pontos de água parada.

Continua após o anúncio

Fonte: Prefeitura de Chapecó SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais