- PUBLICIDADE GOOGLE-

Exposição na Alesc celebra a orquídea Laelia Purpurata

Vai ser aberta oficialmente, nesta terça-feira (22), na Assembleia Legislativa, a exposição “Laelia Purpurata – a Rainha das Orquídeas do Brasil”. A mostra está disposta no Espaço Cultural Cruz e Sousa, no Palácio Barriga Verde, e ficará aberta ao público até o dia 16 de dezembro.

A exposição é composta por 29 ilustrações botânicas/científicas retratando todas as variedades de Laelia Purpurata que existem na natureza. São quadros de 42 centímetros de largura por 55 centímetros de altura, selecionados com a curadoria do botânico e geógrafo Marcelo Vieira do Nascimento, e dos artistas Adriana Apocalypse Rodrigues, Alexandre Viana, Ana Paula Nicolodi D´Almeida, Eduardo Brasil de Andrade, Julia Nunes Sardinha, Júlia Staedele Nascimento, Leandro Lopes de Souza, Maria Inés Castiñeira e Simona Ivone.

Continua após o anúncio

“Essa exposição foi criada e pensada para ser uma demonstração de amor por aqueles que cultivam e pelos que estudam a orquídea Laelia Purpurata”, afirma o curador da mostra, Marcelo Vieira Nascimento. “Escolhemos lançar a exposição em novembro porque no final do mês é celebrada a Semana Estadual da Orquídea Laelia Purpurata. Esse período corresponde ao auge da floração da espécie”, esclarece o curador.

Flor Símbolo
Desde 1983, a Laelia Purpurata é considerada a Flor Símbolo de Santa Catarina, por meio de uma lei estadual aprovada na Assembleia Legislativa. Também recebe o nome de Flor Símbolo de Florianópolis, distinção recebida em 2006.

Continua após o anuncio

Conforme explica Marcelo, a orquídea Laelia Purpurata foi escolhida para representar o estado e a Capital por estar bastante presente na vegetação e em todo o litoral catarinense. “A Laelia Purpurata sempre foi muito cultivada pelos antigos orquidófilos de Santa Catarina, que eram conhecidos como ‘purpurateiros’. Florianópolis ganhou a distinção por ser considerada o berço dessa espécie de orquídea”, justifica.

Fonte: Agência ALESC

Continua após o anúncio

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais