- PUBLICIDADE GOOGLE-

Conheça os representantes catarinenses no prêmio nacional de ciência e tecnologia

Honra, expectativa, responsabilidade. Essas são algumas palavras usadas pelos seis representantes catarinenses que irão disputar a etapa nacional do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professora Odete Fátima Machado da Silveira. Eles foram escolhidos por meio de uma chamada pública da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Essa é a segunda edição do prêmio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que congrega as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) de todo o país. Serão concedidos os pesquisadores e pesquisadoras que se destacaram em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados geraram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira. O prêmio também reconhecerá a atuação de profissionais de comunicação que, por meio do jornalismo científico, contribuíram para a aproximação entre a CTI e a sociedade brasileira. 

Continua após o anúncio

A premiação é dividida em três categorias: Pesquisador(a) Destaque, com as subcategorias Ciências da Vida; Ciências Exatas; e Ciências Humanas; Pesquisador(a) Inovador(a), com as subcategorias Inovação para o Setor Empresarial; e Inovação para o Setor Público; e Profissional de Comunicação.

“O prêmio CONFAP é uma grande oportunidade de prestigiar e dar visibilidade a pesquisadores e profissionais de comunicação das várias regiões do Brasil, que trabalham incansavelmente para o desenvolvimento da CTI”, avaliou Luciana Flor Correa Felipe, presidente interina da Fapesc. “Reconhecer trajetórias de vida e de trabalho dedicadas à CTI e à melhoria da qualidade de vida das pessoas é fundamental para incentivar a formação de novos talentos e para mostrar o potencial científico e tecnológico de nosso país. Esperamos, na edição 2022, ver novamente entre os contemplados pesquisadores e profissionais de Santa Catarina, pois sabemos a relevância das pesquisas realizadas em nosso estado.”

Continua após o anuncio

Na edição anterior, o Estado conquistou o primeiro lugar na categoria Profissional de Comunicação com Eonir Teresinha Malgaresi, jornalista da Epagri; o segundo lugar na categoria Pesquisador Destaque – Ciências Exatas e da Terra, com Aloisio Nelmo Klein, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e o terceiro lugar na categoria Pesquisador Destaque – Ciências da Vida, com o professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Felipe Dal Pizzol. 

Conheça um pouco de cada um dos representantes catarinenses na segunda edição.  

Continua após o anúncio

CATEGORIA PESQUISADOR DESTAQUE – CIÊNCIAS DA VIDA
Flares Baratto Filho – UNIVILLE 
Confira o currículo lattes 
É graduado em Odontologia, tem especialização (PUC/PR), mestrado (UNAERP/SP), doutorado (FOP/PE) e pós-doutorado (FORP/USP) em Endodontia. Há 20 anos é professor e pesquisador na Univille, onde também é vice-coordenador do curso de Odontologia. “Sempre me identifiquei com a pesquisa científica, pois ela é a responsável pelo progresso da ciência e pelo mundo que conhecemos atualmente. O desenvolvimento de um país é diretamente proporcional ao nível de educação que seus cidadãos recebem. Sociedades que dão o devido valor e que investem na educação sempre serão mais evoluídas. Seja na saúde, tecnologia ou qualquer outra área, a pesquisa científica para nosso desenvolvimento é fundamental”, avaliou. 

Para Baratto Filho, ser finalista do prêmio significa reconhecimento. “Depois de 20 anos de carreira na Univille, poder representar minha instituição e o Estado catarinense no prêmio é muito importante para mim, pois é o que verdadeiramente qualquer pesquisador busca, o reconhecimento de seus anos de esforços em suas investigações e consequentemente dos resultados de seus estudos, pois avanços científicos proporcionam qualidade de vida, enriquecendo a sociedade intelectual e culturalmente. Portanto, o prêmio Confap é o reconhecimento de que todos avanços científicos só são possíveis graças àqueles que se dedicam à ciência diariamente, e que essas pessoas devem ser valorizadas. A pesquisa científica, em qualquer área, contribui para a geração de conhecimento e desenvolvimento contínuo da sociedade”.

CATEGORIA PESQUISADOR DESTAQUE – CIÊNCIAS EXATAS
Débora Menezes – UFSC
Confira o currículo lattes 
É graduada – em licenciatura e bacharelado – e é mestre em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Tem doutorado pela University of Oxford, da Inglaterra, pós-doutorado pela Universidade de Coimbra, de Portugal, e tem estágio sênior pela Sydney University, Austrália, e pela Universidade de Alicante, da Espanha (2014). É professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atual Presidente da Sociedade Brasileira de Física. 

“Fiquei muito feliz com a indicação da FAPESC para ser a representante catarinense no prêmio porque representa o reconhecimento de uma longa trajetória, que começou no dia que ingressei na USP para fazer o curso de Física”, afirmou a professora. “Ser cientista num país como o Brasil é sempre um grande desafio: os recursos são, geralmente, escassos e chegam de forma irregular. O uso da criatividade e de certo jogo de cintura acabam sendo fundamentais para não desistirmos. Sendo mulher, as barreiras são ainda maiores e algumas delas chegam a ser imperceptíveis para aqueles que não as têm que enfrentar. Portanto, a indicação por si só já é um prêmio que me enche de orgulho e de gratidão para com a UFSC e vários colegas de profissão, que estiveram ao meu lado nessa empreitada.”

CATEGORIA PESQUISADOR DESTAQUE – CIÊNCIAS HUMANAS
José Baltazar Salgueirinho O. A. Guerra –  Instituto Ânima
Confira o currículo lattes 
Graduado em Economia pela Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões, em  Portugal, tem doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade de Sophia e Universidade Nova da Bulgária, na Bulgária, e pós-doutor pela University of Cambridge, Manchester Metropolitan University, Reino Unido, Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo, Alemanha, e Instituto Universitário, de Lisboa. É Professor permanente e pesquisador dos Programas de Pós-Graduação e dos Mestrado e Doutorado em Administração e Mestrado em Ciências Ambientais, da Universidade do Sul de Santa Catarina, e bolsista pesquisador do Instituto Ânima.

“Representar Santa Catarina é uma tremenda responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, um privilégio. É uma oportunidade de apresentar para todo o Brasil  as pesquisas que estamos fazendo em Santa Catarina, focadas no desenvolvimento sustentável e na promoção da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, sempre em diálogo com as comunidades, procurando impactar positivamente as comunidades locais numa visão muito inspirada na frase ´pensar globalmente, agir localmente’. Sabendo que as soluções para os problemas das comunidades têm que ser encontradas, pensadas e implementadas localmente.”

CATEGORIA PESQUISADOR INOVADOR – Setor Empresarial
Dachamir Hotza – UFSC
Confira o currículo lattes 
Graduado em Engenharia Química, é mestre em Engenharia Mecânica pela UFSC. Tem doutorado em Engenharia de Materiais pela Technische Universität Hamburg-Harburg (TUHH), Alemanha. É professor titular da UFSC. Também é vencedor do Prêmio Fapesc de Inovação – Professor Caspar Erich Stemmer, Categoria Pesquisador Inovador, em 2021. 

“É uma grande honra e alegria representar minha Universidade e meu Estado na etapa nacional do prêmio. No ano passado, tanto a UFSC quanto Santa Catarina foram destaques na 1ª edição do prêmio. Em 2021, o Prof. Aloisio Nelmo Klein da UFSC obteve o segundo lugar nacional na categoria Pesquisador Destaque – Ciências Exatas e da Terra. O Prof. Klein, hoje meu colega, foi meu orientador de Mestrado e me introduziu na carreira de pesquisador. O próprio Prof. Klein teve como chefe imediato o Prof. Caspar Erich Stemmer, que foi a seu tempo um inovador em termos de gestão de ciência, tecnologia e formação de pessoas. Sinto-me um representante da 3ª geração de pesquisadores catarinenses e, assim, minha responsabilidade e expectativa são ainda maiores!”

CATEGORIA PESQUISADOR INOVADOR – SETOR PÚBLICO
1º Tiago Savi Mondo – IFSC 
Confira o currículo lattes 

É graduado em Turismo e Hotelaria pela Univali e em Educação Física pela Udesc. É Especialista em Gerenciamento de Projetos (FGV), mestre em Administração (Udesc), doutor em Administração (UFSC) e pós-doutor em Turismo (UFPR). É criador do TOURQUAL, o único modelo testado, validado e registrado de avaliação da qualidade de serviços turísticos.

“Representar a ciência catarinense é motivo de muito orgulho e responsabilidade. Orgulho por todo trabalho desenvolvido, toda dedicação empenhada em produzir conhecimento inovador para o setor produtivo, valorizando a pesquisa e a universidade; e responsabilidade por representar um conjunto extraordinário de cientistas catarinenses que fazem a diferença diariamente nas suas áreas. Fico muito feliz também em estar representando o turismo, que pela primeira vez figura em um prêmio nacional de tal magnitude. 

CATEGORIA PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO
Marcela Monteiro de Lima Lin Beltrame – IFSC
Confira o currículo lattes 
É jornalista formada pela UFSC e administradora de empresas pela Udesc. Também é especialista em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial pela Universidade Tuiuti do Paraná e mestre em Administração pela ESAG/UDESC. Jornalista concursada do Instituto Federal de Santa Catarina desde junho de 2010.

“Me sinto honrada por representar Santa Catarina na premiação, mostrando a importância do jornalismo na divulgação científica e destacando a atuação do IFSC, uma instituição que contribui muito para o nosso estado. Num momento em que a ciência e o jornalismo têm sido tão atacados, fico feliz de ser reconhecida nesta profissão e com uma reportagem que mostra a importância da pesquisa científica para o nosso País.”

Mais informações para a imprensa:

Maurício Frighetto
Assessoria de Imprensa
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC – Fapesc
E-mail: [email protected]
Telefone: (48) 99932-4209
Site: www.fapesc.sc.gov.br

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais