- PUBLICIDADE GOOGLE-

Prefeitura de BC é premiada por programas inovadores no 5º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes

Balneário Camboriú está sediando o 5º Congresso Catarinense de Cidades Inteligentes, que acontece no Centro de Eventos da Univali, no Bairro dos Municípios. O evento é organizado pela Rede Cidade Digital (RCD), e reconhece iniciativas consideradas inovadoras em cidades catarinenses. Balneário Camboriú recebe, durante o evento, o reconhecimento a quatro programas, três da Educação e um do BC Investimentos. O evento, que iniciou na quinta-feira (17), encerrou-se na manhã de sexta-feira (18), entregando o Prêmio Prefeito Inovador ao prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, pelo Programa Inova BC; e mais três premiações institucionais, à secretária de Educação, Marilene Cardoso, em reconhecimento aos programas atuantes na Rede Municipal, Robô Programável Educacional (Rope); Futuros Disruptivos; e Espaço Maker – O espaço criador do aluno deste século.

Para a seleção dos programas reconhecidos foram considerados fatores como a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública com o intuito de melhorar a prestação de serviços e a qualidade de vida do munícipe, bem como seu impacto no desenvolvimento socioeconômico. O Programa Inova BC – é um Programa de Competitividade e Inovação Regional; que transforma o Município, garantindo ambientes inovadores e propícios para que modelos de negócios tecnológicos; seja empresas ou startups; ganhem notoriedade e possam se desenvolver na cidade, atraindo investimentos e melhorando a vida das pessoas. O reconhecimento a esse programa, na ausência do Prefeito, foi recebido pela diretora-presidente da BC Investimentos, Maria Pissaia.

Continua após o anúncio

Para a Educação, os projetos reconhecidos estão na ativa, e funcionam no contraturno escolar, para os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino. São eles:

Futuros Disruptivos – é um projeto de aprendizagem criativa desenvolvido alicerçado em três pilares: Criação e Desenvolvimento; Solução de Problemas; e Design Thinking, que é uma abordagem que coloca o ser humano no centro das soluções. É uma proposta de inovação para o contraturno das escolas municipais de Balneário Camboriú, que estimula a criatividade, o pensamento crítico, a comunicação e a colaboração; fazendo com que o aluno adquira habilidades importantes para lidar com desafios .

Continua após o anuncio

Espaço Maker – O espaço criador do aluno deste século. A cultura maker se baseia na ideia de que os alunos(as) devem ser capazes de construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos, num ambiente atrativo, colaborativo, criativo e desafiador. Nesta perspectiva o Espaço Maker estimula o uso de ferramentas e tecnologias, permitindo que cada um consiga explorar sua imaginação, curiosidade, criatividade e autoconfiança, tendo como forma de trabalho a cooperação na resolução de problemas.

Rope – Brinquedo de programar – São mini robôs, feitos de madeira. O ROPE obedece às funções programadas pelas crianças e emite sons e diversas luzes. Junto ao robô programável a Rede Municipal de Ensino disponibiliza tapetes pedagógicos adaptados conforme os temas a serem trabalhados. Essas ferramentas tecnológicas servem como inspiração e têm como objetivo criar estratégias que facilitem o processo de ensino e aprendizagem no que se refere ao raciocínio operacional matemático, atuando com os alunos na faixa etária de 3 a 8 anos.

Continua após o anúncio

____________________

Secretaria da Educação
(47) 3363-7144

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Alexandra Gonzalez Santos
Fotos: Rafael Mendes
(47) 3267-7022

       
   
www.instagram.com/prefeituradebc    
   
 

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais