- PUBLICIDADE GOOGLE-

Prefeito de Chapecó realiza palestra recebe título de Prefeito Inovador em congresso estadual

Na manhã desta sexta-feira o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, foi um dos painelistas do 5o Congresso Catarinense de Cidades Digitais, que iniciou ontem e encerra hoje, na UniVali Balneário Camboriú.

Ele também foi um dos 31 prefeitos selecionados pela Rede Cidade Digital (RCD), que recebeu o certificado Prefeito Inovador 2022.

Continua após o anúncio

Para a seleção, foram considerados diversos fatores entre eles a utilização da tecnologia e inovação de forma estratégica na gestão pública através de ações implantadas na atual gestão (2020-2024) e que estão contribuindo na melhoria da prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe. “Valoriza os gestores que estão utilizando a tecnologia como estratégica para tomada de decisão e facilitar a vida das pessoas”, destaca o diretor da RCD, José Marinho.

O projeto de destaque nesse sentido foi o APP Chapecó Digital. O aplicativo que é baixado no celular permitiu a melhoria e agilidade de comunicação entre a população e os serviços públicos.

Continua após o anuncio

A organização interna dos processos e definição dos responsáveis pela solução destes, permitiu que as solicitações do cidadão cheguem diretamente à área responsável pela solução, desburocratizando o processo e tornando a resposta mais ágil e direta.

Foi implantado em setembro de 2021, ao custo médio mensal de R$ 1.750,00, contra R$ 32 mil do sistema anterior, gerando uma economia significativa para os cofres públicos. Em pouco mais de um ano foram mais de 30 mil solicitações, destas 87% já atendidas e as demais em processo de finalização.

Continua após o anúncio

Em sua apresentação o prefeito também citou outras medidas adotadas.

“Criamos um comitê de modernização e adotamos medidas de desburocratização e aprovação digital de processos, como autodeclaração de habite-se para unidades unifamiliares e licenciamento ambiental digital, que permitiram agilizar empreendimentos e avaliações. Somente neste ano foram mais de 2,4 mil processos de licenciamento ambiental liberados e mais de um milhão de metros quadrados de alvará para a construção civil”, disse Rodrigues.

A melhoria nos processos da Saúde também deram resultado, com Chapecó ficando entre as dez melhores cidades do Brasil na Atenção Básica, entre cidades com mais de 100 mil habitantes, de acordo com dados do Previne Brasil, do Governo Federal.

O prefeito também falou do Simplifica Chapecó, que facilitou a abertura de empresas no município. Somente no ano passado foram 6,6 mil novos empreendimentos.

Fonte: Prefeitura de Chapecó SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais