Exposição une fotografia e performance na Galeria Mauro Caelum

Continua após a Publicidade

A exposição “Cópia-contato”, da artista visual Sarah Uriarte, abre para visitação na Galeria Mauro Caelum, da Casa da Cultura Dide Brandão, na próxima terça-feira (22), às 19h. A mostra tem como pontos centrais a fotografia e a performance, e apresenta, em um conjunto de procedimentos poéticos, técnicos e burocráticos, trabalhos produzidos justamente pelo contato uns com os outros. A entrada é franca e a visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h. As obras seguirão em exibição até o dia 17 de dezembro.

“Cópia-contato” é um termo da arquivologia utilizado para denominar cópias produzidas por contato direto com o original. A exposição apresenta trabalhos realizados entre 2015 e 2022, que se configuram como múltiplas entradas possíveis na pesquisa da artista. As práticas trazidas instauram a lógica de um conjunto de procedimentos que são testados na prática fotográfica, lidando com conceitos de arquivo e documento e com o próprio campo da arquivologia.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

A exposição realiza-se por meio do edital de ocupação das galerias da Casa da Cultura, da Fundação Cultural de Itajaí. Neste ano, 21 propostas artísticas foram selecionadas neste edital. O calendário de mostras artísticas das galerias do município iniciou em setembro e segue até o próximo ano, com a participação exclusiva de artistas residentes em Itajaí. Cada proposta aprovada recebe o valor de R$ 4 mil para realização da exposição. O tempo de cada exposição se estende por um período médio de 30 dias.

Sobre a artista

Sarah Uriarte é artista visual, professora e produtora cultural. Mestra em Artes Visuais, especialista em Gestão Cultural e graduada em Fotografia. Ela atua como artista e produtora em artes visuais na Des Editora, espaço de pesquisa e produção, e artista residente no espaço. É professora na área de fotografia e artes visuais na educação básica, no ensino superior, em cursos livres e no projeto Arte nos Bairros. Sua pesquisa estabelece relações entre fotografia e performance; corpo e arquitetura; espaço público e privado; corpo público e privado; e noções de arquivo, e seus desdobramentos em fotografias, vídeos, ações e publicações impressas.

Serviço:
Exposição “Cópia-contato” da artista Sarah Uriarte
Abertura no dia 22 de novembro (terça-feira), às 19h
Visitação de 22 de novembro a 17 de dezembro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h
Galeria Mauro Caelum, na Casa da Cultura – Rua Hercílio Luz, 655, Centro
Entrada franca 

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Continua após a Publicidade