Doses contra a Covid-19 já estão disponíveis para crianças de seis meses a dois anos em Criciúma

Continua após a Publicidade

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Criciúma recebeu nesta quinta-feira (17), as doses do imunizante contra a Covid-19 para crianças de seis meses a dois anos de idade. A estratégia para a aplicação foi definida pela Secretaria Municipal de Saúde, seguindo a faixa etária determinada pela nota técnica encaminhada pelo Governo do Estado. Foram recebidas em torno de 280 doses, que serão aplicadas toda sexta-feira, apenas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Centro e Quarta Linha, das 8h às 18h30, sem fechar ao meio dia.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

A imunização é um dos maiores avanços em saúde pública da história. Ela proporcionou a erradicação e o controle de diversas doenças imunopreveníveis. Essa nova fase da vacinação contra a COVID-19 completa o ciclo que faltava na campanha, contemplando as crianças entre 6 meses e 2 anos de idade com a vacina da Pfizer, que foi aprovada recentemente para uso pela ANVISA”, ressaltou o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco.

Segundo a nota técnica estadual, as doses serão dividias em três grupos por faixa etária, são estes: crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias; de um ano a um ano, 11 meses e 29 dias e dois anos a dois anos, 11 meses e 29 dias. Os pais podem agendar a aplicação por meio da UBS do seu bairro. O agendamento pode ser realizado a partir de hoje (18), para aplicação na próxima sexta-feira (25). “Inicialmente, essa será a estratégia, mas poderá sofrer alterações conforme a demanda. Seguiremos o cronograma estadual, iniciando a vacinação para as crianças de seis meses a 11 meses e 26 dias. Lembrando que o bebê precisa estar cadastrado no site Minha Vacina”, afirmou.

Crianças que apresentarem atestado médico comprovando alguma comorbidade devem ser priorizadas, independente da faixa etária. Entre as comorbidades descritas na nota técnica estão: diabetes; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente (HAR); hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; insuficiência cardíaca (IC); cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas; doença renal crônica; imunocomprometidos; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida; síndrome de Down e cirrose hepática.

A nota técnica com as informações sobre a vacinação está disponível no site minhavacina.criciuma.sc.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua após a Publicidade