- PUBLICIDADE GOOGLE-

Na COP 27, Santa Catarina lança edital de compra de ônibus elétricos para o transporte público intermunicipal

Santa Catarina deu mais um passo em direção à sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, nesta quinta-feira, 17. Do Egito, onde participa da 27ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (COP 27), o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, tenente-coronel Thiago Vieira, anunciou o edital de licitação para a compra de oito ônibus elétricos para o transporte público intermunicipal de passageiros. Os veículos serão usados por empresas do Sistema de Transporte Metropolitano (TRIM), na Grande Florianópolis. 

“Nos lançamos na vanguarda, novamente, dessa vez na transição energética respeitosa, segura e sustentável. Não é à toa que a redução da emissão de gás carbônico é um dos temas da COP 27. Para se ter uma ideia, o transporte de público de passageiros representa, no âmbito mundial, ¼ das emissões de CO2 no planeta. Precisamos passo a passo mudar essa realidade” e SC está no caminho certo”, destaca Vieira.

Continua após o anúncio

Com investimento previsto de R$ 22 milhões, a introdução de ônibus elétricos na frota é a primeira etapa do projeto piloto que vai estudar a viabilidade de implantação de uma frota completamente elétrica, além da identificação dos impactos sobre a operação do TRIM.

Muito embora o projeto coordenado pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Florianópolis (Suderf) seja piloto, conta com detalhados estudos de viabilidade fruto de parcerias com organizações internacionais. Entre elas estão a TUMI E-Bus Mission, uma iniciativa multilateral que visa a criação de sistemas de  transporte urbano sustentáveis e a Agência de Cooperação Alemã (GIZ).

Continua após o anuncio

 Os estudos foram financiados pelo programa Financing Energy for Low-carbon Investment – Cities Advisory Facility, em esforços e parcerias que envolveram o Advancing Public Transport (UITP) e o Local Governments for Sustainability (IClei), além da participação da Universidade Federal de Santa Catarina, Celesc, SC Gás e outros.

Como vai funcionar 

Continua após o anúncio

Os novos ônibus serão introduzidos nas frotas das empresas que fazem transporte intermunicipal de passageiros da Grande Florianópolis e passarão a operar linhas que até o momento são realizadas por veículos movidos a diesel. 

Além da redução da poluição do ar, o uso dos veículos elétricos tende a apresentar maior viabilidade financeira e econômica no curto e no longo prazo, mais conforto dos usuários por conta de uma frota mais nova e moderna e redução de ruídos.

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais