- PUBLICIDADE GOOGLE-

Causa animal foi discutida nesta quinta-feira em Balneário Camboriú

II Simpósio de Proteção Animal de Balneário Camboriú e o IV Fórum da Causa Animal reuniram interessados no tema

A causa animal e o meio ambiente estiveram em pauta na tarde desta quinta-feira (17), durante o II Simpósio de Proteção Animal de Balneário Camboriú e o IV Fórum da Causa Animal – Um Olhar Legal e Prático. Os eventos ocorreram no Hotel Geranium e reuniram pessoas interessadas na defesa animal, lideranças comunitárias, agentes multiplicadores do conteúdo, profissionais da área veterinária e terceiro setor vinculado à causa.

Continua após o anúncio

O Programa Abraço Animal foi um dos temas apresentados. Criado pelo Município em 2019, o Abraço Animal visa proteger, resgatar e cuidar de animais (domésticos ou silvestres) vulneráveis, machucados ou que possam oferecer riscos. Estão envolvidas no programa as secretarias do Meio Ambiente, Saúde e Segurança. “Muitos municípios não avançam na causa porque têm a ideia de que será preciso fazer concurso, criar secretarias. O Abraço Animal de Balneário Camboriú foi feito sem contratação de pessoal, não foi preciso criar cargo, nem secretaria”, explicou a vice-presidente do Conselho Municipal de Proteção Animal (COMPA BC), Karine A. Gomes. Desde 2019, o programa possibilitou o resgate de 5.592 cães e gatos e 2.685 animais silvestres (saiba mais sobre o programa no fim do texto).

Outro assunto discutido foi o Movimento Cadeia para Maus-tratos, apresentado pelo delegado de Polícia Civil Egídio Ferrari e deputado estadual eleito. Lotado atualmente em Brusque, Egídio falou a história do movimento, criado pelo delegado Bruno Lima, que atualmente é deputado estadual em São Paulo. “Como delegado, comecei a atuar também contra o crime de maus-tratos. Era uma iniciativa pessoal, porque não tem delegacia especializada nisso. Entrei nesse movimento e foi criado um grupo de embaixadores do Cadeia para Maus-tratos. Todos fomos candidatos e eleitos. Porque na polícia não conseguimos mudar. O intuito é levar nosso projeto para discussão política. Criar políticas públicas, leis e normas para mudar a mentalidade das pessoas e combater os maus-tratos”, comentou o delegado. Egídio também abordou no evento o que configura crime de maus-tratos: abandonar animais, ferir animais, manter animal sem abrigo, deixar o animal em espaço restrito e submetê-los a tarefas exaustivas.

Continua após o anuncio

Médico, Luiz A. Gonzaga apresentou para os participantes a cinoassistência, acompanhado do cão Atobá, o qual é conhecido também como Doutor Atobá. Ele falou sobre a experiência do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, com a cinoassistência. Os cães Atobá e Dakota frequentam a ala de onco-hematologia do hospital há seis anos. “O Dr. Atobá cria vínculo com as crianças que estão em tratamento de câncer ou leucemia. Quando a medicina do homem falha, o único conforto que é possível para as crianças é a presença dos animais. Aí estamos atuando no campo das ações paliativas, quando não há mais nada a fazer. Então os animais trazem conforto”, disse Luiz, que é filho do fundador da Escola de Cães-guias Helen Keller (Augusto Luiz Gonzaga) e membro do Conselho Deliberativo da Escola Helen Keller.

Um dos palestrantes mais aguardados foi o biólogo, conservacionista e apresentador de TV Richard Rasmussen. Ele falou sobre criação, adoção de pets e interação da fauna silvestre com áreas urbanas. “Os animais silvestres estão retomando espaço que era deles no ambiente urbano. As pessoas têm que reaprender a se relacionar com a fauna, que ela está voltando. Bicho entrando na cidade é uma agenda positiva, não é negativa, a gente tem aprender novamente como tratar desse assunto. Isso é educação”.

Continua após o anúncio

A promoção dos eventos foi uma parceira entre a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio do Programa Abraço Animal, Conselho Municipal de Proteção Animal e Ordem dos Advogados do Brasil.

Atenção
Se você encontrar um animal vulnerável, machucado ou que possa oferecer riscos, informe a Guarda Municipal pelo fone 153. A Guarda avaliará a situação e, se necessário, fará o resgate e encaminhamento para atendimento veterinário.

___________________

Secretaria do Meio Ambiente
(47) 3267-7080

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Rafael de Novaes Mendes
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais