- PUBLICIDADE GOOGLE-

Xadrez dos Jasc reúne os 10 melhores do Brasil

O xadrez da 61ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) em Rio do Sul está de altíssimo nível. Dos 16 grandes mestres da modalidade no Brasil – titulação máxima dado ao atleta – 10 estão reunidos nos Jasc, que vão até o dia 20. Os competidores são unânimes: está sendo o maior nível técnico da história.

A disputa no xadrez na modalidade rápido começou nesta segunda-feira, 14, nas dependências do Caça e Tiro Dias Velho. A competição termina no domingo, dia 20, após sete rodadas de disputas. Entre os grandes mestres que competem nesta edição há campeões brasileiros, pan-americanos e olímpicos. Condição que também vale para o feminino com mestres internacionais e Fide.

Continua após o anúncio

Para se ter uma ideia do nível técnico da competição, um enxadrista deste patamar pode levar até uma hora para mexer uma peça do tabuleiro e com o movimento antever de 10 a 15 jogadas do adversário.

“O nível está absurdamente alto. São os Jasc mais fortes de toda a história. Será um torneio interessante, muito disputado até a última rodada”, enfatiza o grande mestre Alexandr Fier, de Florianópolis.

Continua após o anuncio

“Olha eu não me lembro de uma edição dos Jasc tão forte, com esse pessoal de peso que está aqui presente em Rio do Sul. Pelo nível aqui é o campeonato brasileiro sendo disputado nos Jasc”, completa o grande mestre Felipe de Cresce El Debs, de Joaçaba.

“Quero dar os parabéns para a Fesporte por este evento de nível técnico muito forte, muito disputado. Aqui estão os grandes jogadores, as grandes jogadoras do Brasil. A Seleção Brasileira em peso está aqui”, destaca Regina Ribeiro, mestre internacional, de Blumenau, que participa há 35 anos dos Jasc com 20 títulos na bagagem.

Continua após o anúncio
Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Fotos: Antonio Prado / Fesporte

Fazem parte da nata do xadrez brasileiro que disputam os Jasc no masculino os grandes mestres: Luis Paulo Supi (Itajaí, atual campeão brasileiro), Alexandr Fier (Florianópolis), Neuris Delgado Ramires (Cubano/Blumenau), Krikor Sevag Mekhitarian (Timbó), Felipe De Cresce El Debs (Joaçaba), Andre Diamant (Chapecó), Evandro Amorim Barbosa (Itajaí), José Fernando Cubas (Paraguaio/Joaçaba), Yago de Moura Santiago (Itajaí) e Everaldo Matsuura (Timbó).

Entre as mulheres, o grupo é formado por mestres internacionais e Fide. Mestre Fide (da sigla em francês da Federação Internacional de Xadrez) é um dos títulos vitalícios concedidos pela Fide aos enxadristas profissionais que tenham obtido a pontuação igual ou superior a 2.300 pontos em, pelo menos, 24 partidas válidas pelo rating (método estatístico utilizado para se calcular a força relativa entre jogadores de xadrez) da Fide.

Entre as mulheres o seleto grupo de mestres internacionais e mestre Fide são: Joara Chaves e Thalita Cincinato (de Itajaí), Maria Fernandez Florência (Jaraguá do Sul), Larissa Barbosa (São José), Regina Ribeiro (Blumenau), Júlia Alboredo, Vanessa Feliciano e Vanessa Gazola (todas do time Rio do Sul) Gabriela Vargas (Concórdia), Kathie Goulart (Criciúma), Agatha Nunes (Timbó), Ramyres Coelho (São José).
A etapa estadual dos Jasc é uma promoção do Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, em parceria com o município de Rio do Sul.

Informações adicionais para a imprensa:
Antonio Prado (48) 9 9949-5255 / Fesporte

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais