Nesta sexta-feira (11), 77 alunos da Escola Básica Cívico-Militar Melvin Jones se formaram como agentes mirins de combate à dengue. Promovido pelo Município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto é pioneiro na região e faz parte do mês de mobilização contra a dengue em Itajaí. A formatura ocorreu no auditório da Secretaria de Educação do município.
> Confira a programação do mês de mobilização contra a dengue em Itajaí
O objetivo da iniciativa é multiplicar informações preventivas e de combate à dengue por meio dos agentes mirins. Durante o projeto, os alunos recebem informações a respeito do combate ao mosquito Aedes aegypti e participam de atividades práticas. A partir disso, as crianças se tornam agentes, levando exemplo aos familiares e dentro da própria escola.
“Essa parceria entre a Secretaria de Saúde e de Educação é realizada para investir nas crianças e educá-las para que elas possam conscientizar e educar os adultos”, destaca Emerson Roberto Duarte, secretário municipal de Saúde.
Neste mês, mais cerca de 100 alunos das escolas básicas municipais Alberto Werner e Mansueto Trés serão formados como agentes mirins. A formatura está marcada para o dia 23 de novembro, às 9h e às 14h, no auditório da Secretaria de Educação de Itajaí.
Sobre o projeto
O projeto Agente Mirim de Combate à Dengue tem como principal objetivo fomentar e multiplicar as informações preventivas nas comunidades escolares. Os estudantes, a partir das instruções, tornam-se multiplicadores das metodologias e informações sobre o combate ao mosquito da dengue.
Para implantação do projeto, as escolas municipais participantes recebem cartilhas, folders, camisetas, bonés e outros materiais de divulgação. O foco da iniciativa é oferecer subsídios aos educadores para que trabalhem e disseminem o tema em sala de aula, em conjunto com a equipe da Secretaria de Saúde, que instrui os alunos de forma prática para que aprendam uma abordagem preventiva em relação ao tema.
O projeto iniciou em 2021 com a participação de 200 estudantes de duas escolas municipais. A ação pretende contemplar alunos de 10 a 12 anos de 10 escolas de Itajaí até 2023. A iniciativa é financiada com recursos da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).
Fonte: Prefeitura de Itajaí