Falta pouco para que a recuperação emergencial da ponte sobre o Rio Jacutinga, na SC-154, em Arabutã, seja concluída. A última etapa da obra está programada para 14 de novembro, próxima segunda-feira, e a previsão é de que dure no máximo 10 dias. Para isso, será necessária a interdição total da estrutura neste período. O desvio deverá ser feito pela estrada da Linha Pelotas e acrescentará 6 quilômetros ao percurso.
O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, ressalta que a preocupação com a estrutura está com os dias contados. A ponte vem apresentando fissuras desde 2005 e desde que foi construída, em 1976, nunca recebeu uma manutenção estrutural. Nos últimos três anos, a situação ficou mais preocupante, com o afundamento das cabeceiras.
“Fizemos uma contratação emergencial para garantir a segurança de quem trafega pela região. O investimento é de cerca de R$ 2 milhões”, descreve Vieira.
Para a contenção das cabeceiras foi construído um muro de concreto armado com sete metros de altura e tirantes (estruturas que ficam presas à rocha). Agora será realizada a restauração da pista de rolamento, com a retirada do concreto danificado, aplicação de armadura de aço e de resina (para fazer aderência entre o concreto novo e o antigo).
Saiba mais:
O quê: Obras de restauração da Ponte sobre o Rio Jacutinga, na SC-154, em Arabutã, com interdição total
Quando: Entre os dias 14 (próxima segunda-feira) e 24 de novembro
Desvio: O desvio é de cerca de 6 quilômetros e deverá ser feito pela Linha Pelotas
. Para quem quem vem de Arabutã ou vem no sentido Ipumirim-Arabutã, o acesso à localidade fica ao lado da praça central do município.
. Para quem está transitando pela SC-283, a entrada para a Linha Pelotas fica no Km 30+500, próximo ao trevo de acesso à Itá – SC
Fonte: Governo SC