- PUBLICIDADE GOOGLE-

TVAL completa 23 anos nesta terça-feira (25)

A TVAL, a TV da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, completa nesta terça-feira (25) 23 anos. Criada com o objetivo principal de divulgar as ações do Parlamento estadual, a emissora, a segunda entre as unidades de federação, transformou-se numa das poucas TVs não comerciais de Santa Catarina com produção de conteúdo jornalístico premiado, utilizado por veículos de comunicação de todo o estado.

A TVAL entrou no ar em 25 de outubro de 1999. Presidente da Alesc à época, o ex-deputado Gilmar Knaesel destacou que a emissora surgiu com a proposta de aproximar o cidadão da Assembleia e, ao mesmo tempo, dar transparência aos atos legislativos. “Os veículos de comunicação não tinham condições de cobrir tudo o que acontecia na Assembleia e, por isso, havia essa necessidade de uma maior aproximação com o catarinense.”

Continua após o anúncio

No início, a TV era transmitida em caráter experimental, em programação de duas horas diárias, repetida durante as 24 horas. O sinal era restrito às operadoras de TV a cabo de Florianópolis. Aos poucos, foram fechadas parcerias com operadoras de outras cidades do Estado. A programação chegava em fitas, que eram levadas de carro.

A TVAL não só aproximou mais os catarinenses da Alesc, também mudou o comportamento dos deputados, que passaram a enxergar na emissora uma oportunidade para divulgar seu trabalho. Hoje o deputado está sendo observado, acompanhado, fiscalizado. E da mesma forma ele aproveita esse espaço para mostrar ao cidadão as suas ações.

Continua após o anuncio

A coordenadora da TVAL, jornalista Gicieli Dalpiaz, enalteceu a data e a importância da emissora no estado. “A TVAL vem se consolidando como um espaço, um canal de comunicação, de informação do Parlamento com os cidadãos catarinenses.” Ela explicou que neste ano foi consolidada a grade de programação da TVAL com muitas novidades que já estão no ar e acessíveis à população.

“Voltamos com a veiculação de três telejornais diários, que trazem as principais informações da Casa, informações de relevância para Santa Catarina, prestação de serviço à população e também retornamos alguns programas para diversificar a nossa grade como o Memória de Imprensa, Fragmentos da História, estreamos um programa novo, o Cultura Catarina.”

Continua após o anúncio

A jornalista destacou ainda que outro marco importante da emissora neste ano foi a cobertura do primeiro turno das eleições com mais de 15 horas de transmissão ao vivo. “Com a colaboração de todos os nossos colegas da Agência Alesc, da Rádio AL e redes sociais, que fazem um trabalho integrado e colaborativo.” Gicieli lembrou que a emissora tem programa 24h por dia e que conta com uma equipe técnica capacitada para atender a demanda da programação da emissora.

Como sintonizar a TVAL
A TVAL pode ser sintonizado pela TV a cabo, em mais de 70 municípios catarinenses (https://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/tval/sintonize_tval). Na Grande Florianópolis, está disponível, também, em sinal aberto, pelo canal 11.3, em Blumenau pelo canal 43.3 e em São José pelo canal 10.3. A programação também pode ser conferida ao vivo, no site da TVAL e no canal da Assembleia Legislativa no Youtube.

Fonte: Agência ALESC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais