Professores da Rede Municipal de Joinville participam de formação sobre Aprendizagem Criativa

- PUBLICIDADE -

Nesta segunda e terça-feira (25 e 26/10), 40 professores da Rede Municipal de Ensino de Joinville participaram de uma imersão nos conceitos da aprendizagem criativa. Eles receberam 12 horas de formação com articuladores da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), movimento que promove e apoia práticas educacionais que utilizem o conceito “mão na massa”, com atividades criativas, relevantes e inclusivas.

Os professores realizaram atividades práticas para depois serem expostos aos conceitos e refletirem em conjunto sobre o assunto. Entre os projetos desenvolvidos, estava o desafio de imaginar salas de aula e outros espaços escolares diferentes do sistema tradicional.

- PUBLICIDADE -

“A aprendizagem criativa é mais uma forma de oportunizar ganhos no processo de aprendizagem dos estudantes, pois possibilita criação de experiências e ambientes que são de engajamento, que envolvem os alunos mais ativamente e incentivam o protagonismo do estudante. Ela oferece uma maior aproximação do que acontece dentro da escola com a vida”, explica a articuladora de design de experiência educacional da RBAC, Thaís Eastwood.

Segundo Thaís, os educadores da Rede Municipal de Joinville surpreenderam a equipe da RBAC pelo engajamento e pelo conhecimento que já possuíam previamente sobre as ideias de aprendizagem criativa e as tecnologias educacionais. Agora, os educadores que participaram da imersão terão a missão de serem multiplicadores na Rede Municipal de Joinville, com formações para outros professores.

A professora de Educação Física Andreia Moletta, que participou da imersão, acredita que esta abordagem irá colaborar não só para tornar as aulas mais atrativas, mas também mais inclusivas e acolhedoras.

“Na educação básica, o professor poderá identificar previamente os conhecimentos que os alunos já possuem, como as modalidades esportivas. Essa abordagem também permite um ensino colaborativo entre os colegas, pois os próprios alunos poderão agregar na ideia de tratar o colega de forma acolhedora”, avalia a professora.

Joinville foi um dos cinco municípios selecionados pela RBAC em julho deste ano para receber a implementação do Programa Escolas Criativas, que é oferecido gratuitamente à Rede Municipal. As ações continuam até 2024 como foco em garantir a autonomia e a escala das redes públicas de ensino para implantação de práticas de aprendizagem criativa.

Fonte: Prefeitura de Joinville