Porto de Itajaí recebe 1.235 veículos importados

- PUBLICIDADE -

O Porto de Itajaí recebeu 1.235 veículos importados neste domingo (23). Os automóveis vieram a bordo do navio de cargas Columbia Highway, que veio do Porto de Cartagena (Colômbia). Foram 666 modelos da montadora alemã BMW e 569 modelos da montadora General Motors do Brasil (GM).

Segundo a Coordenadoria de Operações e Inteligência da Fiscalização da Superintendência do Porto de Itajaí, entre os 1.235 veículos, o peso total é de 2.128 toneladas. Ao desatracar do cais público, a embarcação segue seu trajeto marítimo com destino ao Porto de Zarate, Argentina

- PUBLICIDADE -

No Porto de Itajaí, este tipo de operação ocorre mensalmente desde março deste ano, período em que houve a retomada deste tipo de operação. Durante o processo de descida dos carros até o pátio, a ação pode levar em média de cinco horas, dependendo da quantidade de veículos a serem retirados de dentro da embarcação.

“A logística do Porto de Itajaí é eficiente, refletindo no cuidado com a condução dos veículos, por meio de agentes portuários, para que não haja nenhuma irregularidade neste procedimento na área pública. Este tipo de operação nos diferencia de portos brasileiros, comprovando a qualificação dos nossos trabalhadores portuários, neste tipo de operação de desembarque de veículos com outras montadoras”, destaca Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí.

Ainda de acordo com a Coordenadoria de Operações e Inteligência da Fiscalização da Superintendência do Porto de Itajaí, até o momento, em oito operações com navios Roll On Roll Off, 5.448 veículos foram desembarcados.

O procedimento realizado após o desembarque, consiste na deslocação dos veículos para os pátios da ValePort, e do Recinto Alfandegado Contíguo (RAC), onde acontece a vistoria. Após essa fase, os automóveis são embarcados em caminhões cegonheiras, sendo destinados para outras cidades e estados do Brasil.

A última atracação desempenhada com esse sistema, ocorreu no dia 20 de setembro, com o navio California Highway. Por se tratarem de nomes comuns, as embarcações também executam o mesmo sistema Roll On Roll Off, que consiste na retirada dos veículos por meio de uma rampa elevatória.

“Desde que os desembarques de veículos são realizados com navios do tipo Roll On Roll Off, cada vez mais comprova-se a eficiência operacional do Porto de Itajaí, em aderir este modal. Esta operação fortalece a economia local e de Santa Catarina, por meio de um trabalho realizado em equipe e desenvolvido com uma excelente capacitação dos trabalhadores portuários”, conclui o prefeito de Itajaí em Exercício, Marcelo Sodré.

Fonte: Prefeitura de Itajaí