- PUBLICIDADE GOOGLE-

Dia do Servidor Público é comemorado com café social no hall da Alesc

As homenagens do Poder Legislativo ao servidor público, que comemora oficialmente seu dia nesta sexta-feira (28), ocorreu nesta terça-feira (25) com uma recepção festiva denominada o Café com o Servidor no hall do Palácio Barriga Verde, ofertado pelo Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (Sindalesc) e pela Associação dos Funcionários (Afalesc). O evento acontece nesta quarta-feira (26) no prédio da Unidade Administrativa Deputado Aldo Schneider.

A data foi instituída no governo do ex-presidente Getúlio Vargas em 1939, por meio do Decreto 1.713. Na ocasião, foi criado o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União. De acordo com o documento, o servidor público tem a obrigação de garantir aos brasileiros o acesso aos serviços de qualidade prestados pelo estado.

Continua após o anúncio

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa (MDB), enfatizou a importância da data e lembrou que a Alesc é um dos poderes constituídos no Estado, que há o Executivo e o Judiciário, mas que é o Parlamento que tem a sensibilidade de estar em harmonia com os demais poderes. “A Alesc é um poder onde se discute, onde se elabora e aprova as leis, uma Casa do diálogo e os funcionários públicos, de todos os setores, mas especificamente do Parlamento, devem ser valorizados. Não existiria o servidor público da Alesc se não existisse os deputados e não haveria o trabalho sem o servidor público. Um complementa o outro e eu tenho, como os demais 39 deputados, esse reconhecimento, seja servidor público concursado, comissionado ou terceirizado.”

Sopelsa lembrou que por estar completando 34 anos como político eleito, dos quais seis como vereador, quatro como prefeito e 24 anos como deputado estadual, se sente como um servidor público. “Nunca me faltou e não me faltará o diálogo, não existe encaminhamentos sem o diálogo e o Parlamento é a Casa do diálogo. O Parlamento é a Casa da democracia e os servidores públicos devem ser valorizados no atendimento à sociedade. Parabéns a todos os servidores de Santa Catarina pela determinação e esforço de cada um em atender a população.”

Continua após o anuncio

O diretor-geral da Assembleia, André Luiz Bernardi, destacou o trabalho de valorização do servidor público do Parlamento. “O Legislativo é o poder de maior representatividade dentro dos poderes do estado e a nossa equipe de servidores presta um serviço de excelência a todo catarinense que vem ao Parlamento, assim como presta um bom atendimento no interior do estado com o trabalho dos servidores de base. Para que a gente possa valorizar a categoria, que continuem prestando cada vez mais esse atendimento de qualidade, nós sempre buscamos parâmetros de valorização de estrutura de trabalho e valorização destes servidores.”

O presidente da Afalesc, Valter Euclides Damasco, enalteceu a importância da data e que em sua opinião o papel do servidor é muito importante para toda sociedade. “Para tudo o que a sociedade precisa lá está o servidor, se não as coisas não funcionam.” Servidor público há 41 anos, sempre trabalhou no Parlamento.

Continua após o anúncio

“Fiz o curso ginasial, atual ensino médio, no extinto colégio Celso Ramos, ao lado da Alesc. Eu saia dali, olhava o prédio e não tinha nem ideia do que seria isso. Por coincidência, o destino me trouxe para trabalhar aqui”, recorda. “Me aperfeiçoei e até hoje não me vejo aposentado. Acho que tenho muito a contribuir para a Assembleia Legislativa”. Damasco faz questão de citar que a Alesc tem uma mão de obra qualificada. “É gente que está há 30, 40 anos se aperfeiçoando. Gente graduada, pós-graduada e até com doutorado.”

Prestigiaram a solenidade em comemoração à data os deputados Volnei Weber (MDB), Paulinha (Podemos) e Luciane Carminatti (PT), além do presidente do Sindicato dos Servidores da Alesc (Sindalesc), Alexandre Mello, e servidores públicos da Casa.

Fonte: Agência ALESC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail pauta@schoje.news ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais