- PUBLICIDADE GOOGLE-

Alesc sedia capacitação de dentistas de todo o estado

O Dia do Dentista e a Semana Nacional da Saúde Buscal estão sendo comemorados em Santa Catarina em um evento na Assembleia Legislativa. Profissionais de todas as regiões do estado estão reunidos nesta terça-feira (26) no Auditório Deputada Antonieta de Barros, em Florianópolis, para tratar de assuntos como importância da consulta odontológica para gestantes, câncer de boca, atendimento hospitalar e experiências exitosas em cidades catarinenses.

Uma das palestrantes, a dentista Cheila Furrati, faz parte da organização dos trabalhos promovidos pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) da Secretaria de Estado da Saúde. “A promoção e prevenção de saúde é algo que a gente trabalha muito dentro da diretoria. O evento de hoje é para valorização e capacitação dos profissionais e acontece em alusão à Lei da Semana Estadual da Promoção da Saúde Bucal”, comenta. De acordo com ela, a ideia é reunir profissionais, gestores e cirurgiões dentistas de todas as regiões de Santa Catarina, para mostrar o trabalho que é feito nos municípios.

Continua após o anúncio

Entre os destaques da programação está a atuação dos cirurgiões-dentistas na prevenção do câncer de boca, doença que, segundo Cheila, tem “grande prevalência” no estado. “Falaremos também sobre a fluoretação das águas, que é um marco de Santa Catarina, que tem uma legislação própria para a fluoretação das águas de abastecimento de consumo humano”, conta.

Para Valeska Pivatto, dentista de Florianópolis e uma das participantes, o evento é importante, pois qualifica toda a rede de atendimento odontológico no estado. São ações que aprimoram os trabalhos dos profissionais do setor, pois envolvem temáticas que estão em constante renovação, além de aprofundar o que já se faz ou estuda. “Mas precisa sempre melhorar. A atualização é importante e a qualificação profissional e dos serviços do Sistema Único de Saúde são fundamentais. Nós precisamos trabalhar com eficiência, avaliar as necessidades da população, os custos, e sempre buscar o melhor atendimento com os recursos disponíveis”, avalia.

Continua após o anuncio

Valeska cita também que a prevenção é sempre muito eficiente. “Quando se previne a gente consegue evitar traumas, danos e gastos que, para a pessoa, é muito mais interessante para que não se passe por procedimentos traumáticos e que exijam reabilitações custosas, seja em questões financeiras ou de saúde”, destaca.

A dentista argumenta também que é uma oportunidade de intercâmbio com os colegas de toda Santa Catarina. “Os encontros que a Secretaria de Estado promove enriquecem muito a todos nós, pois a troca de experiência é uma fonte muito rica de aprimoramento. O que o outro faz serve de exemplo, mesmo as dificuldades daquilo que o outro já superou, a gente precisa trocar. E isso pode ser de um município grande ou de um pequeno”, garante.

Continua após o anúncio

Programação
9h: Abertura

9h30: Panorama atual da Saúde Bucal no estado de Santa Catarina – Área técnica de Saúde Bucal/DAPS. Palestrante: Cheila Furrati – Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) da Secretaria de Estado da Saúde.

11h10: Programa Vigiflúor. Palestrante: Renata Goulart – Doutora em Saúde Coletiva

13h15: A importância da consulta odontológica à gestante como componente do Previne Brasil. Palestrante: Laura Souza – assessora técnica da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde

14h: Prótese Bucomaxilo Facial e o atendimento ao paciente com câncer de boca. Palestrante: Cleumara Kosmann – especialista em Prótese Bucomaxilo facial.

14h50: Atendimento Odontológico Hospitalar (PNE). Palestrante: Catherine Espezim – especialista em Cirurgia Bucomaxilo facial e em Odontopediatria

16h: Experiências exitosas: 1 Reabilitação de comunicação bucosinusal através de instalação de PPR modificada no Centro de Especialidades Odontológicas de Balneário Camboriú. 2 Mobilização de Ações Multiprofissionais para Promoção da Saúde e prevenção de diferentes tipos de câncer no Município de Forquilhinha.

16h40 – Encerramento.

Fonte: Agência ALESC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais