Itajaí promove ação de conscientização alusiva ao Outubro Rosa

- PUBLICIDADE -

O Município de Itajaí, através da Secretaria Municipal da Saúde, realizou nesta sexta-feira (21) uma ação alusiva ao Outubro Rosa. O objetivo foi conscientizar as mulheres a respeito da prevenção do câncer de mama e do colo do útero, além do cuidado geral com a saúde. O evento aconteceu na rua Hercílio Luz, ao lado da Casa da Cultura Dide Brandão e Museu Histórico.

No evento, ocorreram momentos de conscientização sobre o câncer de mama, apresentação de práticas integrativas em saúde, distribuição de mudas fitoterápicas, realização de testes rápidos, oferta de cuidados estéticos para mulheres e apresentações musicais de grupos do programa Arte nos Bairros. Além disso, foi distribuído material informativo sobre o Outubro Rosa.

- PUBLICIDADE -

“Eu acho essa iniciativa maravilhosa. Porque tem informações que, por mais que a gente saiba, falta embasamento e fui atendida muito bem. Uma coisa ótima que eu nunca tinha feito é o exame de hepatite, vim aqui e fiz. Todos deveriam estar aqui apoiando essa ação”, afirmou a servidora pública aposentada Áurea dos Santos.

A iniciativa faz parte das ações realizadas pelo Município neste Outubro Rosa. As unidades de saúde da cidade trabalham com as mulheres de suas áreas e a Secretaria da Saúde executa estratégia para atingir o público feminino que está com exames em atraso e não frequenta as unidades. Além disso, os profissionais de saúde do município têm realizado palestras de conscientização em empresas.

“A saúde da mulher é monitorada e acompanhada durante o ano inteiro em Itajaí. Mas, a Secretaria da Saúde realiza ações especiais no mês de Outubro pela visibilidade que tem na mídia, engajamento de empresas e da sociedade em geral”, destaca a supervisora da Saúde da Mulher do Município de Itajaí, Ana Tereza Canziani Pereira Boschi.

A ação desta sexta teve parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Amor Próprio e o Centro de Prática Integrativas e Complementares de Saúde (CEPICS). 

Fonte: Prefeitura de Itajaí