Exposição Arte no ponto leva cultura e tradição aos pontos de ônibus de Blumenau

- PUBLICIDADE -

Durante a 37ª Oktoberfest a Prefeitura de Blumenau viabilizou um projeto que leva a cultura da cidade aos pontos de embarque e desembarque do transporte coletivo do município. O projeto, realizado pelas secretarias municipais de trânsito e transportes (SMTT), Cultura e Relações Institucionais (SMC) e Comunicação Social (SECOM), adesivou cerca de 20 pontos de ônibus entre os bairros Centro e Proeb.

“Este projeto ainda é um embrião e o lançamos durante a Oktoberfest justamente para divulgar a nossa cultura aos turistas que transitam pela nossa cidade. A ideia é transformá-lo em algo maior, com um concurso que envolva os artistas de Blumenau que poderão contar com mais uma opção para a exposição e divulgação de suas obras. Além, é claro, de promover cada vez mais o lado cultural da nossa população” destacou o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.

- PUBLICIDADE -

Exposição “Arte no ponto”
A exposição “Arte no ponto” tem como objetivo apresentar para os turistas e para a comunidade de Blumenau imagens que resgatam um pouco da história e das artes plásticas da cidade, aproveitando o espaço de divulgação dos abrigos de pontos de ônibus urbanos.

Para a realização do projeto – que é uma ação da Secretaria de Trânsito e Transportes em conjunto com Secretaria de Cultura e Relações Institucionais – imagens foram cedidas pelo acervo da Prefeitura de Blumenau e do fundo de memória do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. 

“A parceria com a SMC nos possibilitou usar imagens emblemáticas da nossa cidade nos pontos de ônibus que reúnem um número significativo de pessoas diariamente. A ideia é justamente humanizar os espaços urbanos mostrando a história e promovendo a arte local” conta Alexandro Fernandes, secretário da SMTT.

As imagens, que vão desde fotos de integrantes de grupos folclóricos e bandas em apresentação na Oktoberfest, até obras de arte e fotos antigas de marcos registrados no município; contam com informações e QR Code disponível para acesso aos sites do Arquivo Histórico do Museu de Arte de Blumenau (MAB). No site é possível encontrar informações mais detalhadas de cada foto histórica, o que permite o conhecimento do público em relação às informações, identificação de personagem e obras, tempo e contexto histórico de cada imagem.

“Ter mais um local para a divulgação da nossa história e do trabalho dos nossos artistas é algo que nos alegra enquanto Secretaria de Cultura. Este será um projeto que beneficiará tanto a população quanto os artistas do nosso município que fazem um belíssimo trabalho junto à nossa secretaria. Além desses primeiros adesivos, já estamos trabalhando em outros que serão dispostos nos pontos da Rua Sete de Setembro. Vale lembrar também que esse tipo de projeto rendeu inclusive uma premiação em Blumenau pelo Prêmio Herbert Holetz” finaliza Rodrigo Ramos, secretário da SMC.

Assessoria de Comunicação: Eduarda Loregian

postada em 21/10/2022 16:50 – 9 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC