- PUBLICIDADE GOOGLE-

Desenvolvimento de brinquedos ecológicos estimula empreendedorismo nas escolas de Criciúma

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Cuidar do meio ambiente e aprender o pensamento empreendedor é o foco do novo projeto da Secretaria Municipal de Educação, com os estudantes dos terceiros anos nas turmas de escolas em tempo integral da rede municipal. A oficina de brinquedos ecológicos é trabalhada desde agosto no projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) com metodologia Sebrae de educação empreendedora, e nas últimas semanas os alunos apresentaram para outras turmas em feiras nas suas escolas, os brinquedos construídos ao longo do projeto. Por meio da construção desses brinquedos, o projeto mostra para os estudantes a importância da preservação ambiental e do pensamento estratégico para a solução de problemas.

Continua após o anúncio

Segundo a coordenadora pedagógica, Daniele Chagas, a atividade tem a finalidade de somar as brincadeiras como um método de aprendizagem e fonte de conhecimento. Principalmente, porque durante a reciclagem e construção dos brinquedos os estudantes estão sujeitos a ampliar diversas habilidades pessoais. “Esse desafio ajudou no desenvolvimento de habilidades cognitivas e funções executivas. Assim, eles complementam o currículo comum escolar com essa atividade no contra turno, facilitando o aprendizado de maneira mais divertida e prazerosa dentro e fora das salas de aula”, frisou.

O secretário municipal de Educação, Celito Cardoso, lembra que essa educação empreendedora é inovadora para o ambiente educacional, ajudando a transformar a vida dos estudantes e professores. “O projeto desenvolve inúmeras competências, e os alunos dessa atividade complementar potencializam suas faculdades intelectuais. Como resultado aprendem mais e melhoram os resultados na escola em todas as disciplinas curriculares”, enfatizou.

Continua após o anuncio

Brincar e empreender

Para a estudante Ana Júlia Motta Roque, com as atividades que o projeto realiza todos conseguem aprender reciclando. “É tudo misturado, a gente aprende, estuda, recicla e brincamos bastante. Eu acho o projeto muito divertido e legal, porque mesmo a gente já sabendo reciclar estamos sempre aprendendo coisas novas”, contou.

Continua após o anúncio

O estudante Andriw Péles também gostou de confeccionar e apresentar os brinquedos, porque diversos alunos e professores foram ver, brincar e aprender com eles. “Foi um momento divertido, porque os estudantes que não conheciam passaram a conhecer o projeto durante as nossas apresentações percebendo a sua importância”, comentou.

Conforme a professora de Educação Ambiental, Alessandra Fraga, a importância que o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos representa está na qualificação que ele proporciona para o desenvolvimento dos alunos. “É gratificante para mim como professor chegar nesse momento e, ver eles apresentando e se divertindo com os estudos. Sendo assim, acredito que esse projeto deve continuar, devidos aos bons resultados que ele vem nos mostrando”, pontuou.

De acordo com a coordenadora de Clubes, Karine Luiz Calegari Mrotskoski, durante o projeto os alunos tiveram aulas de empreendedorismo, gestão ambiental, sustentabilidade e da história de Criciúma. Além de conhecerem os espaços de lazer para se frequentar no município.

“Proporcionamos visitas aos parques da cidade para eles entenderam a importância ambiental, social e econômica desses locais. Desse modo, aprenderam a brincar e empreender na cidade com os jogos em momentos de lazer. Aprendendo a confeccionar os brinquedos, elaborar ficha técnica e apresentando e desenvolvendo cada um o seu brinquedo, mostrando a sua história e suas regras”, explicou.

Jovens Empreendedores Primeiros Passos

A construção de brinquedos ecológicos faz parte do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos. Ao todo, são 226 estudantes que participam em nove escolas da rede municipais de ensino. Além disso, Karine afirma que no próximo ano o objetivo é expandir o projeto para outras escolas do município.

“As atividades dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos compreendem um projeto maior, o projeto ‘Cidade Empreendedora’, a qual o prefeito Clésio Salvaro conquistou uma premiação nacional. O projeto busca promover uma educação empreendedora inovadora e criativa, ampliando habilidades e competências múltiplas nos estudantes, promovendo atividades por meio de professores capacitados pelo Sebrae e pela Secretaria Municipal de Educação”, ponderou a coordenadora de Clubes.

Feira de Empreendedorismo Estudantil

O projeto prevê seu encerramento no dia 30 de novembro no Teatro Municipal Elias Angeloni, com a 1a Feira de Empreendedorismo Estudantil e 1a Mostra de Brinquedos Ecológicos. “Durante o evento, ocorrerá as apresentações e socialização dos trabalhos de todos os estudantes e turmas dos terceiros anos com seus brinquedos ecológicos”, conclui a coordenadora pedagógica, Daniele Chagas.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais