Semudes realiza oficinas com orientações nutricionais e de reaproveitamento de alimentos

- PUBLICIDADE -

A Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (Gesan) por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social realizou duas oficinas nesta semana. As ações fazem parte da IV Semana de Segurança Alimentar e Nutricional. Na terça-feira, dia 18, na Prefeitura, ocorreu a exposição “O Sal, Açúcar e Gordura contido nos Alimentos Processados e Seus Malefícios”. Na quarta-feira, dia 19, foi a vez da oficina “Reaproveitamento Integral dos Alimentos”, que ocorreu na Associação Bom Samaritano.

O objetivo da ação na Prefeitura foi promover a orientação nutricional, através da demonstração da quantidade de sal, açúcar e gordura contida nos alimentos processados, normalmente consumidos no dia a dia, como: sopa pronta, macarrão instantâneo, caldo de galinha, bolacha recheada, wafer, suco em pó, refrigerante e gelatina.

- PUBLICIDADE -

Já na Associação Bom Samaritano o objetivo da oficina foi mostrar que é possível aproveitar de forma integral os alimentos. A nutricionista da Gesan utilizou uma abóbora e com isso foi feito diversos outros alimentos usando a polpa, a casca e as sementes. 

IV Semana de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN)

A IV Semana de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é organizada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA) através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) com a parceria da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), Secretaria de Educação (Semed) e Secretaria de Meio Ambiente (Semmas). A programação segue até o dia 22 de outubro.

A semana é instituída pela Lei Nº 8509, 22 de novembro de 2017 e faz parte do Calendário Municipal de Eventos. O objetivo é divulgar a Política de Segurança Alimentar e Nutricional no município. As ações são voltadas para profissionais que atuam na área, escolas municipais, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e comunidade em geral.

Assessora de Comunicação: Júlia Vanderlinde

postada em 20/10/2022 18:59 – 12 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC