- PUBLICIDADE GOOGLE-

Do Bairro Educador para a universidade

Nicolas Soares, 17 anos, estudante do Programa Bairro Educador, é mais um exemplo de que esporte e educação juntos podem mudar a vida das pessoas. Morador da comunidade Vila Aparecida, na região continental de Florianópolis, o garoto começou a frequentar as aulas de judô aos 10 anos e de lá pra cá não parou mais.
 
“Quando Nicolas veio treinar comigo, era um menino obeso, mas sempre proativo, alegre, comunicativo e educado. Um dia ele chegou pra mim e disse que não queria mais ser gordinho. Então falei que se ele continuasse praticando esporte e fosse um estudante esforçado conseguiria mudar sua forma física”, afirmou o professor Patrick dos Santos, 42 anos.
 
Foram dois anos de muito trabalho até Nicolas conseguir baixar seu peso de 77 kg para 62 kg e ainda demonstrar para o professor que tinha futuro no judô. “Vi que realmente ele tinha jeito. Comecei a levá-lo nas competições e a cada disputa ele foi melhorando nos resultados. Foi adquirindo mais experiência, subindo de graduação e hoje com a faixa marrom, além de atleta é também auxiliar nas aulas do programa”, ressaltou o professor.
 
Estudante dedicado e prestativo, Nicolas sempre ajudou e batalhou junto com seu Sensei para manter funcionando as aulas de judô na comunidade. ”Antes do programa  chegar aqui na Vila, a gente teve que ralar muito. Agora com o Bairro Educador temos uma sede com várias oficinas, alimentação, uniformes e kimonos de qualidade para treinar”, destacou o auxiliar. 
 
Aos poucos o garoto que queria apenas emagrecer treinando tornou-se uma referência  para crianças e jovens que sonham com um futuro melhor. “Amadureci muito ajudando nas aulas. Todo dia aprendo algo com os mais novos. Faço tudo com responsabilidade e muito amor. Acho que é por isso que eles me veem assim”, afirmou Nicolas.
 
O futuro campeão se prepara agora para um novo desafio. Durante sua participação este ano, representando Florianópolis nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, Nicolas recebeu um convite para  integrar a equipe de judô de uma universidade. “Parece um sonho, ainda não estou acreditando. Além de me oferecerem treinamento de alto rendimento, vou ter moradia e uma bolsa de 100% para cursar a faculdade de educação física a partir de 2023”,  ressaltou o atleta.
 
Nicolas ainda vai disputar no mês de novembro o JASC – Jogos Abertos de Santa Catarina, que será realizado na cidade de Rio do Sul. “O esporte muda vidas. É só ter fé, persistência e mente forte que a gente chega lá. Pra você ser grande um dia, tem que treinar com os grandes. Quando cheguei no judô eu era só um menino no meio dos leões. Hoje me sinto um leão no meio deles”, afirmou Nicolas.
 
Garoto que enche todos de orgulho
 
Para Bruno Becker, superintendente do Bairro Educador, Nicolas é um grande exemplo para todos. “ Nos enche de orgulho. Com certeza irá inspirar outros estudantes. As comunidades estão cheias de crianças e jovens talentosos. O Bairro Educador dá aos estudantes as ferramentas necessárias para que eles realizem seus sonhos. Com certeza teremos, em breve, outros exemplos como o do Nicolas.”
 
Conforme o secretário de Educação, o Bairro Educador é um instrumento de transformação de vidas e realização de sonhos. “O Nicolas é um belo caso concreto”, frisa Maurício Fernandes Pereira.
 
Atualmente cerca de 90 estudantes participam da oficina de judô da sede da Vila Aparecida. As aulas acontecem todas às terças e quintas das 18h às 22h30. O Bairro Educador é um programa da Prefeitura de Florianópolis, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, por intermédio do Instituto Escola de Esporte Cidadã.


Continua após o anúncio

-->

Fonte: Prefeitura de Florianópolis

Continua após o anuncio

Continua depois do anúncio: FP

Continua após o anúncio

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais