- PUBLICIDADE GOOGLE-

Emasa implanta programa de manutenção preditiva nas redes coletoras de esgoto

Ação é por vídeo inspeção e iniciou pela bacia do Rio Marambaia

Com objetivo de reduzir o desgaste precoce e garantir uma melhor eficiência do sistema de esgotamento sanitário em Balneário Camboriú, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) investe periodicamente em manutenções preventivas na rede coletora de esgoto e nas Estações Elevatórias de Efluentes. O serviço, que é coordenado pelo departamento de Manutenção da Rede Coletora de Esgoto (DME), já traz resultados positivos. Além de reduzir o desgaste de conjuntos motobombas, por exemplo, diminuíram as manutenções corretivas, já que os imprevistos, além de gerar mais transtornos, tornam-se mais caros.

Continua após o anúncio

Segundo e engenheiro do DME, Erivan James Rodrigues, todas essas melhorias possibilitaram uma reestruturação das equipes de manutenção, já que a maioria dos trabalhos deixaram de ser emergenciais e se tornaram programados. Com isso, permitiu a implantação do Programa de Manutenção Preditiva, que consiste no ato de predizer, e dizer por antecipação sobre os possíveis problemas na rede. A execução ocorre por meio de vídeo inspeção na rede coletora e iniciou como projeto piloto pela bacia do Rio Marambaia, que se refere ao distrito sanitário 07. Nesta etapa estão previstos 36 quilômetros de rede e o serviço ocorre diariamente, a depender das condições climáticas.

“Ainda em caráter experimental, para dosagem das quantidades e frequência deste tipo de manutenção, iniciamos em abril as investigações através de vídeo inspeção nas redes localizadas à montante do Rio Marambaia, e implantação de check-list das válvulas nas Estações Elevatórias de Efluentes”, destaca Erivan, mencionando que, também já são realizadas inspeções no Emissário da Avenida Atlântica. De acordo com a avaliação do departamento, atualmente as manutenções corretivas estão relacionadas ao lançamento indevido de resíduos da construção civil e de gordura, no sistema de coleta pública de esgoto, que é totalmente irregular. “Portanto, voltamos a ratificar a necessidade da limpeza periódica e dimensionamento correto das caixas de gordura, além da correta implantação da gestão de resíduos da construção em todas as obras”, completa o engenheiro do DME.

Continua após o anuncio

TRÂNSITO

Em parceria e com o apoio da BC Trânsito, a execução dos serviços por meio da Emasa em via pública, busca sempre o menor impacto possível à mobilidade e segurança viária. Neste caso, os trechos que ocorrem a vídeo inspeção ficam em meia pista conforme a execução, e com sinalização para orientar os motoristas. O coordenador dos agentes de trânsito, Vicente Vanny, destaca: “Sabemos da importância dos serviços e por isso, a parceria entre as Autarquias é fundamental. Tanto para a prévia comunicação das alterações no trânsito, como a melhor convivência coletiva”.

Continua após o anúncio


EMASA
(47) 3261-0000

Diretoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Divulgação EMASA

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais