Fabiano pede que Estado auxilie municípios atingidos pelas chuvas

- PUBLICIDADE -

O deputado Fabiano da Luz (PT) fez um apelo nesta terça-feira (18), na tribuna da Alesc, para que o governo do Estado realize o levantamento dos estragos provocados pelas chuvas intensas que atingem Santa Catarina desde a última segunda-feira (10) e ajude os municípios afetados a se recuperarem.

“Por alguns anos trouxemos a esta Casa a preocupação e o sofrimento do povo em relação à estiagem, que por vários anos castiga a região Oeste. Nos últimos dias, estamos mais uma vez diante de uma crise, enfrentando um grande problema, só que agora devido ao excesso de chuvas. Em 48 horas choveu 350 mm e o resultado disso é que nós estamos hoje com 16 municípios catarinenses que decretaram situação de emergência”, destacou.

- PUBLICIDADE -

Fabiano disse que na região Oeste os rios transbordaram e 186 pessoas foram desalojadas e outras 106 foram para abrigos públicos com as chuvas que também destruíram lavouras, provocaram a queda de pontes e deixaram pessoas ilhadas.

Segundo ele, a enxurrada causa estragos maiores do que a estiagem, porque a água em excesso lava a terra e leva todos os nutrientes. “O custo para recuperá-la é muito grande para os agricultores. Alguns perderam a produção de trigo, de milho, de pastagens, de hortifrutigranjeiros, da alface e do repolho. Um produtor perdeu mais de 4 mil pés de tomate. Para recuperar toda essa produção vai ser muito difícil”, lamentou.

O deputado disse que as chuvas que aconteceram em Santa Catarina foram as maiores desde 2014. “Tivemos uma estiagem que perdurou por vários anos e agora vem esse sofrimento mais uma vez para população do Oeste, mas também para a população do litoral de Santa Catarina, já que só na Grande Florianópolis 22 municípios sofreram danos.”

Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  [email protected]
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Fonte: Agência ALESC – Gabinetes