Saúde de Balneário Camboriú faz ação alusiva ao Outubro Rosa

- PUBLICIDADE -

Comemorado em todo o mundo como o mês de conscientização em relação à saúde feminina, o Outubro Rosa marca a campanha de prevenção e combate ao câncer de mama. É nesse sentido de preservar a saúde feminina que, a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, organiza um mutirão de exames preventivos neste sábado (22). O mutirão será das 8h às 17h, no Núcleo de Atenção à Mulher (NAM), localizado na Rua México, s/n, no Bairro das Nações.

No mutirão, haverá coleta de preventivos previamente agendados presencialmente, junto a uma roda de conversa sobre o Outubro Rosa, com psicólogo, médica e enfermeiras. Além disso, atividades como manicure e massagem serão oferecidas em parceria com o Instituto Conexão. O Centro de Fisioterapia e Reabilitação (CEFIR), fará atividades de alongamento, quick massagem e auriculoterapia.

- PUBLICIDADE -

Já nas Unidades Básicas de Saúde, 600 exames preventivos já foram agendados para serem feitos entre os dias 18 e 21. O Núcleo de Atenção à Mulher também trabalha diariamente com agendamento de exames preventivos e consultas com especialistas no assunto. Para ser atendida no dia do mutirão, basta comparecer presencialmente no Núcleo para agendamento durante esta semana. 

Sobre o Outubro Rosa

O laço rosa simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades no autocuidado. Existem vários tipos de câncer de mama, todos eles causados pela multiplicação desordenada de células da região mamária. O câncer de mama também acomete homens, representando cerca de 1% do total de casos da doença.

O autoexame é fundamental para o diagnóstico precoce da doença. Por isso, é importante que cada mulher observe suas mamas sempre que se sentirem confortáveis e que isto se torne um hábito. Em caso de alguma alteração, deve-se procurar uma unidade de saúde para ser avaliada.

“Todas as mulheres, independente da idade devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é normal e o que não é em suas mamas; a maioria dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Essa postura atenta das mulheres é fundamental para a descoberta precoce do câncer de mama”, destaca a coordenadora do NAM, Kezia Fernandes.

____________________
Informações adicionais:

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Beatriz Nunes
Fotos: Bianca Robles
(47) 3267-7022

                                          www.instagram.com/prefeituradebc                       

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú