- PUBLICIDADE GOOGLE-

Programa Crescer facilita acesso a cursos profissionalizantes de forma gratuita em Criciúma

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

O Programa Crescer, que facilita o acesso gratuito a cursos de qualificação profissional, deve ser expandido no próximo semestre. A iniciativa é da Prefeitura de Criciúma, em parceria com o Cedup e Abadeus. As aulas começaram em agosto, com turmas dos cursos de administração, contabilidade e informática.

Continua após o anúncio

Dentre os novos cursos em análise para serem ofertados pelo Cedup estão, por exemplo, técnico em marketing e técnico em segurança do trabalho. A inclusão destes cursos foi sugerida pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura.

De acordo com o gerente do setor, Edson Silva, por meio de uma parceria com o Sesi-Senai, o Programa Crescer também deve ter cursos online no semestre que vem. “Nesse semestre tivemos inscrições de pessoas de outras cidades, querendo fazer os cursos de forma remota”, destacou. Em outros cursos, ele explicou, ainda é necessário atingir o número mínimo de alunos para abrir turmas, que é 25.

Continua após o anuncio

Conforme o gerente, durante o mês de agosto, 850 interessados em frequentar os cursos realizaram uma pré-inscrição, por meio de um formulário online. Esse é o primeiro passo, sucedido pela matrícula presencial na instituição de ensino. De acordo com ele, um novo ciclo de pré-inscrições será aberto em breve.

O Programa Crescer surgiu de uma relação de parceria entre o Cedup e a Prefeitura, que regularmente contrata alunos da instituição como estagiários. “Após algumas visitas os professores conversaram com o Edson para entrar em contato com empresários, para entender quais as necessidades de qualificação de seus funcionários. Na semana seguinte ele veio até a escola e apresentou o projeto para nós”, relata a diretora do Cedup, Maristela Bolan.

Continua após o anúncio

Além das turmas abertas com os alunos que se inscreveram no programa, turmas de outros cursos já oferecidos no Cedup, como Técnico em Análises Clínicas e Técnico em Química, receberam alunos do Crescer.  “O programa une a necessidade de empregadores e trabalhadores. Por um lado, temos empresas precisando de mão de obra e, por outro, temos pessoas que precisam de qualificação para conseguir um emprego”, avalia Edson.

Aluna da primeira fase do curso de Análises Clínicas, Kananda Mota se interessou pelas aulas por afinidade na área de saúde. Ela ficou sabendo da oportunidade por meio do instagram da Prefeitura (@prefcriciuma), e realizou a pré-inscrição online. “Acredito que vai agregar muito na minha carreira no futuro. É uma profissão que tem bastante espaço no mercado. Normalmente já se sai empregado do curso e com perspectiva de crescimento”, observa a aluna.

Entre os cursos técnicos e de qualificação ofertados no programa estão: Novo Viés (costura industrial); Técnico em Administração; Técnico em Análises Clínicas; Técnico em Contabilidade; Técnico em Edificações; Técnico em Informática (manutenção); Técnico em Informática (programação) e Técnico em Química; Eletricista de Sistemas de Energia Responsáveis; Eletricista de Energia Elétrica; e Montador de Painéis Elétricos.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais