- PUBLICIDADE GOOGLE-

Joinville lança Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional 2022-2025

Nesta sexta-feira (14/10), a Prefeitura de Joinville lançou a 2a edição do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan) que irá vigorar durante o quadriênio de 2022-2025.

O Plano foi instituído pelo Decreto 50.980, assinado pelo prefeito Adriano Silva. O ato de assinatura ocorreu na Câmara de Vereadores de Joinville, e teve também a presença da vice-prefeita Rejane Gambin, da secretária de Assistência Social, Fabiana Cardozo, da presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEAM), Heloísa Bade, além de secretários municipais e vereadores.

Continua após o anúncio

O Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é um instrumento com diretrizes de ações municipais que visam respeitar, promover, proteger e prover o direito humano à alimentação adequada para todas as pessoas.

A elaboração do Plamsan é uma prerrogativa dos municípios que integram o Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisam). Em Santa Catarina, Joinville é um dos 30 municípios que fazem parte do Sistema, destacando-se não apenas na construção do seu Plano, mas, também, na continuidade e atualização desse trabalho.

Continua após o anuncio

“Joinville é a cidade catarinense com o melhor Plano de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado. Também é a prefeitura com o maior time envolvido, além da sociedade civil ativa e participativa. Quando falamos em segurança alimentar, falamos em um conjunto de ações, não apenas a um projeto, mas toda uma estrutura que permite que isso ocorra de forma natural”, declarou o prefeito Adriano Silva.

Além da publicação do novo Plansan, a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo reforçou outras importantes políticas públicas já implementadas no âmbito da segurança alimentar.

Continua após o anúncio

“Transformamos o benefício eventual da cesta básica em cartão-alimentação, garantindo que o usuário possa adquirir os alimentos de acordo com a sua necessidade e ampliamos o horário de funcionamento do Restaurante Popular 1 (Bucarein), que passou a atender diariamente, com café da manhã, almoço e jantar”.

Mais engajamento

Além da participação coletiva na construção do 2o Plansan, outros pontos abordados pelo novo Plano estão relacionados à sensibilização das compras públicas, intensificando a aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar da região, bem como ao fortalecimento da agricultura e das hortas urbanas.

“Para a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional 2022-2025, o COMSEAM esteve em todas as reuniões, foram consideradas todas as demandas apuradas em conferências, as contribuições apresentadas em consulta pública. Embora as metas estejam focadas no Poder Público, os resultados e o impacto do Plansan são para a população joinvilense”, concluiu Patricia Girardi, coordenadora da área de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Assistência Social e secretária-executiva da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

Fonte: Prefeitura de Joinville

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais