- PUBLICIDADE GOOGLE-

Artistas, gestores e produtores consolidam sugestões para o Plano Municipal de Cultura

Itajaí realizou na última sexta-feira (14), no Museu Histórico, e no sábado (15), na Escola Estadual Básica Deputado Nilton Kucker, o Fórum Municipal de Cultura. Produtores, gestores e artistas de diversas linguagens participaram de uma palestra inicial que contextualizou a importância do processo de construção coletiva do Plano Municipal de Cultura. Após a sensibilização, os participantes dividiram-se em grupos de trabalho e apresentaram em plenária suas contribuições para o plano, que será validado na Conferência do ano que vem.

A convidada Nivea Maria da Silva Bücker, gestora da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, palestrou na abertura. Ela falou sobre planejamento, o Sistema Nacional de Cultura e a respeito do próprio plano, com foco ainda em terminologias e dinâmicas aplicadas ao cenário.

Continua após o anúncio

“Itajaí é uma cidade referência em políticas culturais. A cidade coloca a cultura em sua agenda política e convoca a sociedade e a comunidade artística para contribuir e participar ativamente na elaboração de diretrizes, definição das ações e no acompanhamento e avaliação das metas instituídas no Plano Municipal de Cultura”, afirmou a presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Bárbara Damásio.

Para o superintendente administrativo das Fundações, Normélio Weber, o trabalho coletivo proposto durante o Fórum traz possibilidades de reflexão, de análise da realidade e construção para o futuro: “Temos aqui a oportunidade de pensarmos numa revolução, de forma a promover a cultura para o renascimento e valorização da comunidade”, ponderou.

Continua após o anuncio

Construção do Plano Municipal de Cultura

O Plano Municipal de Cultura consiste em um instrumento legal de planejamento para orientar a execução das políticas culturais na cidade pelo período de 10 anos, sendo um dos compromissos gerados pela adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Continua após o anúncio

No sábado, grupos de trabalho atuaram na análise e consolidação de propostas de texto para o Plano Municipal, com objetivos, ações e estratégicas, alicerçados nos seguintes eixos: Gestão e Institucionalidade da Cultura; Cultura e Desenvolvimento; Cultura e Cidadania; Produção Artística, Simbólica e Diversidade Cultural; e Economia da Cultura.

Ao final da plenária de apresentação das propostas, no sábado, o diretor executivo da Fundação Cultural, Vanderlei Lazzarotti, pontuou: “O Fórum Municipal de Cultura é um espaço legítimo de articulação, intervenção, troca de experiências e debate. Juntos, temos essa missão de construir alternativas para o desenvolvimento social e cultural do nosso município. Que possamos ter muito orgulho desta nossa política cultural”.

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais