Copos ecológicos reduzem o consumo de plástico durante a 34ª Marejada

- PUBLICIDADE -

A Marejada é o único evento no Sul do país que não utiliza plástico descartável durante toda sua operação. Uma das estratégias para garantir um evento zero plástico e contribuir com a preservação do meio ambiente é o uso do copo ecológico, adotado em 2017. Nesta edição, a expectativa do Município é evitar o descarte de mais de 500 mil copos plásticos.

Os copos ecológicos da Marejada foram pensados exclusivamente para o evento e, neste ano, estão disponíveis nas cores laranja, azul e branco com detalhes da cidade de Itajaí. O copo é usado durante todo evento e pode ser adquirido por R$ 8. No final, o visitante pode levar para casa como lembrança ou solicitar o reembolso do investimento em um dos caixas da festa. Além do copo eco, o evento utiliza embalagens de papelão ondulado e talheres compostáveis em toda área gastronômica.

- PUBLICIDADE -

“Acho muito boa a iniciativa dos copos, evita encher as lixeiras de descartáveis. Evita também que o lixo acabe nos rios, poluindo a cidade. E é bacana que ele fique de lembrança”, comenta o aposentado Walter Cardoso, que veio aproveitar a Marejada com a família.

Festa sustentável

Além do copo, a novidade desta edição da festa é que os resíduos orgânicos produzidos nas cozinhas do evento passarão pelo processo de compostagem. O óleo usado pelos restaurantes também será 100% destinado de forma correta.

“A gente passa a pensar não só no meio ambiente, mas no que deixamos para as próximas gerações. Também é um exemplo para outros eventos, esse tipo de conscientização. Outra parte interessante é a possibilidade de retornar o copo, caso a pessoa não queira ficar com ele ou não possa financeiramente”, destaca a analista de relacionamento ao cliente, Rafaela Zacarias.

Outra ação sustentável da Marejada é o bicicletário gratuito, que conta com 150 vagas para incentivar o uso do transporte sustentável. “A cada renovamos nosso compromisso com a sustentabilidade e ampliamos as ações de preservação do meio ambiente. O uso do copo ecológico, por exemplo, garante uma festa muito mais limpa e sustentável”, afirma o secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Evandro Neiva.

A festa segue até dia 23 de outubro com entrada é gratuita. 

Fonte: Prefeitura de Itajaí