- PUBLICIDADE GOOGLE-

Entenda o que muda com o novo Sistema Tributário Municipal (STM)

A partir desta segunda-feira, 10 de outubro, contribuintes podes solicitar as guias para pagamento de IPTU e Taxa de Lixo sem juros e multa; Guia do ITBI e a CND também já estão disponíveis; Pró-Cidadão voltou a funcionar normalmente
 
O novo Sistema Tributário Municipal entrou no ar em 5 de outubro e, aos poucos, os serviços tributários estão sendo restabelecidos pela Secretaria Municipal da Fazenda. A partir desta segunda-feira, 10 de outubro, o contribuinte pode solicitar as guias para pagamento de IPTU e Taxa de Lixo vencidas durante a troca do software – não haverá cobrança de juros nem multa. Para emitir os boletos, o cidadão tem três alternativas: recorrer ao plantão telefônico, enviar um e-mail ou ir até uma unidade do Pró-Cidadão (confira o serviço completo abaixo). 
 
Outro serviço que já está disponível é a emissão da guia para o recolhimento do ITBI – Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis. O boleto pode ser solicitado online. Na página, há um vídeo explicativo, com o passo a passo que ensina como o contribuinte deve proceder para gerar o boleto e pagar o tributo. 
A partir desta segunda-feira, também será possível solicitar uma nova CND – Certidão Negativa de Débito. É importante lembrar que a Prefeitura de Florianópolis prorrogou para 10 de novembro a validade da CND com vencimento entre os dias 17 de setembro e 31 de outubro. O Decreto 24.240/22, publicado no Diário Oficial do Município em 9 de setembro, traz todas as informações e dispensa o cidadão de apresentar uma nova CND neste intervalo. Para solicitar o comprovante ou mesmo uma nova CND (se for o caso), basta enviar e-mail para [email protected].
 
Secretário da Fazenda de Florianópolis, Leandro Domingues explica que uma força-tarefa foi montada para atender o contribuinte nesta fase de transição. Os servidores atenderão a população nos canais no WhatsApp, por e-mail e também nas unidades do Pró-Cidadão, que voltou a funcionar normalmente – o atendimento não foi interrompido durante a mudança no STM. “Estamos trabalhando agora na segunda fase do projeto, que é a implantação do Portal Cidadão Web, onde o contribuinte encontrará todos os serviços online”, antecipa o secretário. O novo portal deve entrar no ar em 4 de novembro. 
 
NOVO STM – A Prefeitura de Florianópolis iniciou a implantação do novo Sistema Tributário Municipal em 16 de setembro. Muito mais ágil e seguro, o software contratado pela Secretaria Municipal da Fazenda garantirá economia de 50% nos gastos mensais e abrirá caminho para a mudança de uma série de procedimentos fiscais que envolvem o pagamento do ITBI e do IPTU, que já no próximo ano terá carnês com QRCode. Outra novidade será o pagamento de tributos e boletos via PIX. 
 
Uma das principais mudanças proporcionadas pela  troca do software é a automação dos processos – até então, com o antigo modelo, havia necessidade de grande interferência humana na análise e aprovação dos dados. “Com o novo sistema, teremos a compensação automática de débitos e créditos, o que reduz sensivelmente as margens de eventuais erros e cobranças indevidas”, explica o secretário. 
 
Durante a mudança do antigo para o novo sistema, algumas funcionalidades estiveram indisponíveis. Para que o contribuinte não tenha quaisquer prejuízos, o Decreto  24.240/22 regulamentou uma série de regras para a transição. A principal delas define que os tributos poderão ser pagos sem multa e juros. 
 
SERVIÇO
 
IPTU E TAXA DE LIXO
 
Entre os dias 10 e 31 de outubro, a emissão da segunda via dos boletos de IPTU e Taxa de Lixo estará disponível nos seguintes canais:
 
 
Plantão telefônico e WhatsApp do IPTU: 0800 000 0844 (opção 1)
 
Unidades do Pró cidadão
 
EMISSÃO DA CND
 
Entre os dias 10 e 31 de outubro, a emissão da CND deve ser solicitada pelo email: [email protected] 
 
EMISSÃO DA GUIA DE ITBI
 
O novo sistema já está no ar. Basta acessar a página e seguir o passo a passo.
 
Site: https://www.pmf.sc.gov.br/servicos/index.php?pagina=servpagina&id=5227 
 
IMPORTANTE: não haverá cobrança de juros e multa durante este período!
 


Continua após o anúncio

-->

Fonte: Prefeitura de Florianópolis

Continua após o anuncio

Continua depois do anúncio: FP

Continua após o anúncio

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais