- PUBLICIDADE GOOGLE-

Distribuição de água gratuita na Marejada evita o descarte de quase 50 mil garrafas plásticas

Na 34ª edição da Marejada toda água consumida pelos visitantes é fornecida gratuitamente pelo Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa). Com a medida, o evento evita o consumo de água em embalagens plásticas e garante uma operação ainda mais sustentável. A estimativa é que a festa possa prevenir o descarte de quase 50 mil garrafas plásticas.

Essa é a primeira vez que a autarquia assume exclusivamente a ação, com disponibilidade de água tratada e gelada nos chamados “pontos de hidratação”, espalhados em três locais da festa. Os bebedouros garantem ao público acesso fácil e rápido para abastecer os copos de uso contínuo, sem filas. A iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos foi adotada pelo Semasa por estar em consonância com a sua política de sustentabilidade. Na última edição da Marejada foram distribuídos gratuitamente quase 22 mil litros de água.

Continua após o anúncio

A autarquia preside a Comissão Intersetorial de Combate ao Lixo no Mar, responsável pela Campanha Itajaí de Mares Limpos, firmada pelo Município de Itajaí com a Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Volvo Ocean Race, em 2018. “O Semasa já adota a mesma ação no seu cotidiano. Funcionários utilizam embalagens de inox para água e café, e clientes em atendimento recebem copos de papel biodegradável. Esse é um compromisso que assumimos com a proteção do meio ambiente e que vemos numa escala infinitamente maior sendo implementada numa festa como a Marejada, onde circulam milhares de pessoas”, diz a Relações Públicas da autarquia, Natália Simões Pires da Costa.

Para incentivar o consumo de água, promotores do Semasa circulam pela festa abastecendo os copos. “O público acha incrível que uma festa tenha esse tipo de ação. A vantagem é que muita gente intercala o chopp com água e pode curtir a festa com mais responsabilidade”, observa a promotora Letícia Regian Souto, que trabalha na distribuição de água ao público durante a Marejada.

Continua após o anuncio

Os visitantes demonstram surpresa quando alguém se oferece para encher o copo com água. “Essa é a primeira vez que vejo isso em uma festa pública. Água de graça e geladinha é só aqui. Não preciso nem levantar para buscar e isso é muito confortável para a gente. É surpreendente”, conta o turista do Mato Grosso do Sul, Adriano Marcelo da Silva.

Para o turista de São Paulo, Herbert Berckenhagen, a festa chama a atenção pela limpeza. “Não vejo copos e garrafas plásticas pelo chão. Isso devia servir de exemplo para outras cidades”, sugere.

Continua após o anúncio

A água servida pelo Semasa é tratada, segue rigorosamente todos os padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde, conforme a Portaria 888, de 2021, e passa por análises diárias. Por ano, o Semasa realiza mais de 300 mil análises da água tratada. Os índices de qualidade podem ser acompanhados pelo site www.semasaitajai.com.br

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais