Dia das Crianças: Procon Municipal fiscaliza 26 estabelecimentos

- PUBLICIDADE -

Nenhuma irregularidade, mas grande diferença de preços entre os estabelecimentos. Este foi o saldo geral da operação do Dia das Crianças realizada pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão (Procon Municipal), que fiscalizou 26 estabelecimentos da Capital e quatro lojas on-line da Capital. A data, celebrada na próxima quarta-feira (12), costuma movimentar o comércio da cidade com a venda de brinquedos. 
 
Os fiscais do Procon examinaram itens como preços (valor à vista, prazo, condições), certificação dos produtos pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), classificação etária, dados do fabricante/importador e política de troca de produtos.
 
O grande destaque da operação foi a diferença de preços de um mesmo produto em lojas diferentes. Em um dos casos, um brinquedo teve acréscimo de 424% de um estabelecimento para outro: R$57,28 em uma loja e R$299,90 em outra.
 
A fiscalização envolveu duas fases principais. Na primeira, o Procon Municipal foi presencialmente a estabelecimentos que comercializam brinquedos infantis localizados no Centro, nos shoppings e no Norte da Ilha. Já na segunda fase, sites de quatro lojas foram analisados.  Todas cumpriram as exigências e nenhuma irregularidade  foi encontrada. 
 
“Essas ações são importantes para orientar lojistas sobre as boas práticas de venda e também  para conscientizar o consumidor em relação à importância da pesquisa de preços antes de adquirir o produto. Além disso, se trata de uma questão de segurança visto que os brinquedos que não possuem selo do INMETRO representam um enorme risco para os pequenos”, explica o secretário municipal de Defesa do Cidadão, Miltinho Barcelos.
 

galeria de imagens


Fonte: Prefeitura de Florianópolis