Biblioteca Dr. Fritz Müller retoma atendimento normal

- PUBLICIDADE -

Após passar por um período de reformas no prédio e das medidas restritivas ocasionadas pela pandemia, a Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller retomou o atendimento normal também em sua sede. Além das atividades externas que já vinham sendo feitas, como a Biblioteca Ambulante, os serviços internos ficam disponíveis de forma presencial de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, sem intervalo para almoço.

Apenas a internet pública ainda não foi restabelecida, mas a previsão é de que o serviço volte nos próximos dias. “Estamos com as portas abertas para os usuários após um período de pandemia e reforma das instalações”, destaca a gerente da biblioteca Cristina Carvalho. “A reforma qualificou o espaço democrático e especial, que tem seu foco voltado para a manutenção e disseminação da leitura, literatura e busca constante do conhecimento.”

- PUBLICIDADE -

No período de pandemia, a biblioteca precisou adotar alternativas inovadoras para manter empréstimos, renovações e entrega de novas carteirinhas. “O atendimento matinal tornou-se interessante, pois facilita os empréstimos dos livros antes dos usuários seguirem para seus compromissos de trabalho. Eles podem entrar em contato com a equipe, que deixará as obras já reservadas e separadas.”

Ensino

As escolas também podem encaminhar as agendas nos programas semanais que permitem visitas orientadas. “O objetivo é oportunizar que as crianças tenham um novo olhar, conhecendo e visualizando a biblioteca como um local não somente de leitura, mas como um espaço multicultural”, explica Cristina Carvalho, ao informar que esse atendimento fica disponível de segunda à sexta-feira.

Outra ação consolidada é a Hora da Leitura que ocorre no Cantinho Infantil, onde as histórias infantis são lidas por uma profissional (mediadora de leitura) com foco na formação de leitores. “É mais uma oportunidade para que as crianças tenham contato com livros e com a literatura.”

A Biblioteca Ambulante também retornou com a agenda de visitas, indo ao encontro dos leitores nas escolas do campo. “Essa atividade proporciona um dos mais importantes papéis da biblioteca, que é levar a leitura ao público mais distante da cidade”, conta a gerente.

Outra ação de sucesso e já fidelizada na comunidade é o projeto Contos e Encontros: Einen Kaffee Mit Freunden…, que tem como objetivos a manutenção da língua alemã e oferecer um espaço especial para que os admiradores do idioma possam se encontrar. “É realizado bimestralmente e as inscrições também devem ser feitas com a equipe da biblioteca.”

Saiba mais

Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h, sem intervalo para almoço

Contatos

[email protected]

[email protected]

Fone: (47) 3381-6787

Endereço: Alameda Duque de Caxias, 64 – Centro

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

postada em 11/10/2022 15:41 – 3 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC