Instituições de Ensino da Rede Pública de Blumenau Participam da 2ª Etapa do Prêmio Nacional de Educação Fiscal

- PUBLICIDADE -

Cinco Instituições de Ensino da Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau fizeram suas apresentações para a comissão avaliadora dos seus trabalhos interdisciplinar de Educação fiscal. Os projetos foram apresentados no Salão Nobre da Prefeitura Municipal na ultima quinta-feira, dia 6. Os trabalhos classificados nesta avaliação serão encaminhados para a comissão de avaliação nacional que determinará os finalistas. Além de Blumenau outros sete municípios participaram desta segunda Etapa.

Na categoria Escola participaram os CEIs: Érica Braun- Projeto “Pequenas Ações Grandes Valores”; Erwin Pasold- Projeto “Todos Contra a Dengue”; Teresa Sabel de Araújo- Projeto “Cadê o Dinheiro que Estava Aqui? O mosquito Aedes aegypti pegou”; Professor Adélio Carlini – Projeto “Pequenas Ações Grandes Valores”; e a EBM Annemarie Techentin- Projeto “Cidadania e Educação Fiscal, duas Vertentes que Geram Consciência e Novas Atitudes em Relação aos Bens Públicos”

- PUBLICIDADE -

“A educação fiscal é primordial para formação da cidadã dos nossos estudantes, por isso esse tema é trabalhado nas nossas Instituições de Ensino desde a Educação Infantil até anos finais do Ensino Fundamental. Todos os projetos buscam desenvolver desde a tenra idade, atitudes de responsabilidade e compromisso frente ao bem comum e às normas que regulam a convivência em sociedade”, afirma o prefeito Mário Hildebrandt.

A comissão que avaliou os projetos blumenauenses foi composta por cinco jurados, sendo três deles integrantes do Conselho Estadual de Combate à Pirataria de Santa Catarina – CECOP/SC: Jair Antonio Shmitt (Presidente); Diego Damiani (secretário executivo); Edson de Paula (agente de Inovação); Bárbara Antunes Amaral (Secretaria Administrativa) e um representante da Secretaria Estadual da Fazenda SEF/SC do estado de Santa Catarina, senhor Bruno Gomes Machado (Coordenador Estadual do Programa Estadual de Educação Fiscal).

O Prêmio Nacional de Educação Fiscal é promovido pela Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) reconhece ações realizadas por escolas, instituições, imprensa e iniciativas tecnológicas que discutam e promovam a função social dos tributos, a correta aplicação dos recursos, a qualidade do gasto público e o seu retorno para a sociedade.  A cerimônia de premiação da 10ª edição do Prêmio Nacional de Educação Fiscal está marcada para o dia 29 de novembro, no auditório da Embaixada de Portugal, em Brasília.

Sobre o Programa Municipal de Educação Fiscal

Desenvolvido nas Instituições de Ensino de Blumenau há 14 anos por meio da parceria entre as Secretarias de Educação e Fazenda de Blumenau, o Programa Municipal de Educação Fiscal segue as diretrizes do programa nacional, com o objetivo de disseminar a Educação Fiscal e compartilhar conhecimentos sobre a origem, aplicação e controle dos recursos públicos, estimulando a cidadania e a participação social.

“É motivo de muito orgulho o nosso município possuir um Programa de Educação Fiscal que busca de forma pedagógica e interdisciplinar mudar a cultura financeira dos estudantes e de suas famílias, com o conhecimento sendo construído de forma direta com a participação de toda a comunidade escolar, o que proporciona a disseminação dessa nova cultura financeira”, comenta a secretária de Educação Patrícia Lueders.

Para o secretário da Fazenda Cesar Poltronieri “o Programa de Educação Fiscal é fundamental para conscientizarmos o cidadão, e neste caso a parceria com as instituições de ensino faz com que a informação se propague ao maior número de cidadãos, visto que as crianças e adolescentes acabam disseminando este conhecimento para seus familiares.”, destaca

Mais de 20 mil estudantes e dois mil profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino já passaram pelo Programa, por meio de diferentes projetos e temas, que vão desde ética, gestão pública, tributos, direitos e deveres, empreendedorismo. Em 2018, o programa foi o primeiro colocado no Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública da ESAG/UDESC, na modalidade de Educação.

Conheça mais sobre o programa de Educação Fiscal no podcast PrefaBnu Play

Assessor de comunicação: Emerson Jose Geraldo

postada em 10/10/2022 17:18 – 3 visualizações

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC