- PUBLICIDADE GOOGLE-

Instituições de Ensino da Rede Pública de Blumenau Participam da 2ª Etapa do Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Cinco Instituições de Ensino da Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau fizeram suas apresentações para a comissão avaliadora dos seus trabalhos interdisciplinar de Educação fiscal. Os projetos foram apresentados no Salão Nobre da Prefeitura Municipal na ultima quinta-feira, dia 6. Os trabalhos classificados nesta avaliação serão encaminhados para a comissão de avaliação nacional que determinará os finalistas. Além de Blumenau outros sete municípios participaram desta segunda Etapa.

Na categoria Escola participaram os CEIs: Érica Braun- Projeto “Pequenas Ações Grandes Valores”; Erwin Pasold- Projeto “Todos Contra a Dengue”; Teresa Sabel de Araújo- Projeto “Cadê o Dinheiro que Estava Aqui? O mosquito Aedes aegypti pegou”; Professor Adélio Carlini – Projeto “Pequenas Ações Grandes Valores”; e a EBM Annemarie Techentin- Projeto “Cidadania e Educação Fiscal, duas Vertentes que Geram Consciência e Novas Atitudes em Relação aos Bens Públicos”

Continua após o anúncio

“A educação fiscal é primordial para formação da cidadã dos nossos estudantes, por isso esse tema é trabalhado nas nossas Instituições de Ensino desde a Educação Infantil até anos finais do Ensino Fundamental. Todos os projetos buscam desenvolver desde a tenra idade, atitudes de responsabilidade e compromisso frente ao bem comum e às normas que regulam a convivência em sociedade”, afirma o prefeito Mário Hildebrandt.

A comissão que avaliou os projetos blumenauenses foi composta por cinco jurados, sendo três deles integrantes do Conselho Estadual de Combate à Pirataria de Santa Catarina – CECOP/SC: Jair Antonio Shmitt (Presidente); Diego Damiani (secretário executivo); Edson de Paula (agente de Inovação); Bárbara Antunes Amaral (Secretaria Administrativa) e um representante da Secretaria Estadual da Fazenda SEF/SC do estado de Santa Catarina, senhor Bruno Gomes Machado (Coordenador Estadual do Programa Estadual de Educação Fiscal).

Continua após o anuncio

O Prêmio Nacional de Educação Fiscal é promovido pela Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) reconhece ações realizadas por escolas, instituições, imprensa e iniciativas tecnológicas que discutam e promovam a função social dos tributos, a correta aplicação dos recursos, a qualidade do gasto público e o seu retorno para a sociedade.  A cerimônia de premiação da 10ª edição do Prêmio Nacional de Educação Fiscal está marcada para o dia 29 de novembro, no auditório da Embaixada de Portugal, em Brasília.

Sobre o Programa Municipal de Educação Fiscal

Continua após o anúncio

Desenvolvido nas Instituições de Ensino de Blumenau há 14 anos por meio da parceria entre as Secretarias de Educação e Fazenda de Blumenau, o Programa Municipal de Educação Fiscal segue as diretrizes do programa nacional, com o objetivo de disseminar a Educação Fiscal e compartilhar conhecimentos sobre a origem, aplicação e controle dos recursos públicos, estimulando a cidadania e a participação social.

“É motivo de muito orgulho o nosso município possuir um Programa de Educação Fiscal que busca de forma pedagógica e interdisciplinar mudar a cultura financeira dos estudantes e de suas famílias, com o conhecimento sendo construído de forma direta com a participação de toda a comunidade escolar, o que proporciona a disseminação dessa nova cultura financeira”, comenta a secretária de Educação Patrícia Lueders.

Para o secretário da Fazenda Cesar Poltronieri “o Programa de Educação Fiscal é fundamental para conscientizarmos o cidadão, e neste caso a parceria com as instituições de ensino faz com que a informação se propague ao maior número de cidadãos, visto que as crianças e adolescentes acabam disseminando este conhecimento para seus familiares.”, destaca

Mais de 20 mil estudantes e dois mil profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino já passaram pelo Programa, por meio de diferentes projetos e temas, que vão desde ética, gestão pública, tributos, direitos e deveres, empreendedorismo. Em 2018, o programa foi o primeiro colocado no Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública da ESAG/UDESC, na modalidade de Educação.

Conheça mais sobre o programa de Educação Fiscal no podcast PrefaBnu Play

Assessor de comunicação: Emerson Jose Geraldo

postada em 10/10/2022 17:18 – 3 visualizações

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais