- PUBLICIDADE GOOGLE-

Hospital Ruth Cardoso completa 11 anos

Nesta segunda-feira (10), o Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC) completa 11 anos de existência. Em pouco mais de uma década, o hospital, que atende demandas de vários municípios da região, tornou-se o décimo de Santa Catarina em número de internações anuais. O HMRC é fruto de convênio firmado entre Balneário Camboriú e a World Family Organization (WFO), em 2006.

“O Hospital Municipal Ruth Cardoso e sua valorosa equipe de profissionais de saúde têm desempenhado um papel preponderante, de grande importância para a população não só de Balneário Camboriú, mas também das cidades da região. Nosso hospital é um orgulho para BC e todos estão de parabéns por esta data que marca mais um ano de luta pela saúde e pela vida”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira.

Continua após o anúncio

Para comemorar a data, funcionários do Ruth Cardoso participaram de um culto ecumênico na capela do hospital. “São 11 anos de muitas histórias, vidas e famílias entrelaçadas com o Hospital Municipal Ruth Cardoso. Agradecemos a todos os profissionais que atuaram durante estes 11 anos e que atuam diariamente, com o propósito de restabelecer a saúde, salvar e gerar vidas”, comemora a diretora-geral do hospital, Syntia Sorgato.

Com uma estrutura física de 8.335 m², o hospital faz atendimentos nas áreas de Clínica Médica, Cirúrgica e Pediátrica, Pronto Socorro Adulto e Pediátrico, Maternidade, Centro Cirúrgico e Obstétrico, UTI Adulto e Neonatal. A assistência prestada integra as Redes do Ministério da Saúde “Rede de Urgência e Emergência” e a “Rede Cegonha”, atuando com especial atenção à humanização do atendimento.

Continua após o anuncio

Ao todo, possui um corpo clínico de 235 médicos que atuam nas áreas de Anestesiologia, Bucomaxilofacial, Cardiologia Clínica, Cardiopediatria, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Emergência Adulto, Endoscopia, Ginecologia, Hemoterapia, Infectologia, Medicina Intensiva, Nefrologia, Neonatologia, Neurocirurgia, Neurologia Clínica, Oftalmologia, Ortopedia, Pediatria, Radiologia e Urologia.

Complementarmente, o Ruth Cardoso possui uma equipe multidisciplinar composta por 701 colaboradores das áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, serviço social, psicologia, segurança do trabalhador, segurança patrimonial, manutenção, higienização, recepção e administrativo, além de uma agência transfusional e prestadores de serviço na área de análises clínicas e de diagnóstico por imagem; Raio-X, Ultrassonografia e Tomografia. No total, são 936 pessoas trabalhando diretamente no hospital.

Continua após o anúncio

“Temos um atendimento humanizado que se dedica aos pacientes. Nossos colaboradores, desde os faxineiros até o pessoal da recepção e médicos, dedicam-se 24h por dia para ajudar ao próximo”, conta o diretor de Enfermagem do HMRC, Ricardo Brodersen.

Atendimentos e Internações

Em 2020 e 2021 foram realizados mais de 184 mil atendimentos de pronto socorro no Ruth Cardoso. Em 2022, até este domingo (09), o total de atendimentos de Pronto Socorro foi de 79.949, distribuídos no PS adulto (35.685), Pediátrico (23.146), Centro Obstétrico (10.429) e Covid19 (10.689), este último até 31 de março 2022.

De 2019 a 2021 foram realizadas 29.710 internações. Já o total Internações em 2022 até este domingo foi de 8.231, sendo 41,9% de Balneário Camboriú e 58,1% de outros municípios.

Doação de órgãos

Desde 2015, foram feitas mais de 250 captações de órgãos e 126 captações de tecido ocular. Só em 2022, 23 captações foram feitas até o momento. O HMRC é um dos hospitais catarinenses com a menor taxa de negativa familiar para doação de órgãos, também estando na lista dos que mais realizam procedimentos de captação em todo o estado.

Covid-19

Os desafios da Covid-19 se fizeram presentes no hospital, que prontamente providenciou um centro médico especializado na doença. O Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento do Coronavírus (CMATC) foi aberto em março de 2020 e foi o primeiro centro exclusivo para o tratamento da Covid-19 em Santa Catarina. Com uma estrutura de 1.832 m², o espaço chegou a ter 30 leitos de UTI e 30 Leitos Clínicos, exclusivos para tratamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Ao longo desses dois anos de pandemia, foram feitos mais de 67 mil atendimentos a pacientes com sintomas respiratórios (80% de BC e 20% da Região), que resultaram em mais de 1,65 mil internações, tanto clínicas quanto de UTI (48% de BC e 52% da Região).

O Hospital Ruth Cardoso está localizado na Rua Angelina, s/n, no Bairro dos Municípios. O telefone para contato é (47) 3169-3700.

____________________
Informações adicionais:

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Beatriz Nunes
Foto: Beatriz Nunes
(47) 3267-7022

                                 www.instagram.com/prefeituradebc                     

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais