- PUBLICIDADE GOOGLE-

Museu de Arte de Blumenau recebe obras em doação

O arquiteto Gabriel Hering esteve nesta semana no Museu de Arte de Blumenau (MAB) para doar ao acervo duas obras guardadas pela mãe Maria Cristina Hering. Os trabalhos pertenceram ao casal Hans Gerhard e Maria Antonietta Mellone Hering que viveram em Blumenau. As pinturas produzidas pelos artistas J.Janzens e Postuschny incorporam-se a um lote que migrou do Museu da Família Colonial para o MAB.

A gerente do museu, Mia Avila, informa que a proposta de doação foi apreciada pelos membros do Conselho Consultivo do MAB, que foram favoráveis ao aceite por se tratar de obras de valor histórico e que se enquadram na História da Arte local e regional, pertencendo, também, à linha de obras cultuadas pelos imigrantes e moradores da Colônia. “As obras dos artistas J.Janzens e Postuschny, recebidas em doação, incorporam-se ao acervo e passam a compor um lote que migrou do Museu da Família Colonial, preenchendo lacuna do período final do século XIX e meados do século XX”, comentou o secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais Rodrigo Ramos. “Iniciativas como essas são sempre louváveis. Configuram a procedência das obras, de seu valor histórico e o desejo preservação do patrimônio histórico e artístico.”

Continua após o anúncio

Saiba mais

As obras recebidas em doação

Continua após o anuncio

Artista Johannes Janzen: obra datada de 27 de junho de 1942, retratando o assentamento de imigrantes na Colônia, possivelmente no Alto Vale, região de Witmarsum (SC)

Artista Postuchny: obra produzida em 1949, trata-se de uma pintura em óleo sobre tela mostrando uma cena com características regionais e tipologia brasileira.

Continua após o anúncio

Sobre os artistas

Johannes Janzen: nascido aos 29 de maio de 1883 em Gnadenfeld Aulie – Ata Colony, Talas, Turkestan, e falecido aos 20 de fevereiro de 1964, em São Paulo, vítima de ataque cardíaco. Migrou da URSS em 1929 para a Alemanha de onde saiu como imigrante para Witmarsum. Pintor de paisagens, pastor menonita e professor, migrou com os integrantes da primeira leva de menonitas teuto-russos para o Brasil em 1930, junto com a esposa Luise Wedel e dos sete filhos do casal: Luise Janzen, Olga Janzen (pintora), Agathe Janzen, Johannes Janzen Filho (pintor), Sinaida Janzen (pintora), Maria Janzen (pintora) e Wera Janzen. Johannes Janzen residiu em Witmarsum durante 15 anos, sendo a pintura sua principal atividade. Possuía técnica de pintura apurada, retratando a paisagem da região com riqueza de detalhes. No final da década de 1940 mudou-se para a cidade de Palmeira no Estado do Paraná, onde participou da fundação da Colônia Witmarsum. Faleceu em 20 de fevereiro de 1964, aos 81 anos, na cidade de São Paulo.

Jose Postuschny (ou Josef Posluschny): pintor, nasceu em 5 de maio de 1905, em Petrovic, na Tchecoslováquia. É filho de Carlos e Rosa Postuschny. Residia em Santiago no Chile, quando imigrou para o Brasil em dezembro de 1946, vindo com passaporte de Montevidéu, Uruguai. O artista viajou pela América Latina pintando paisagens da Bolívia, do México, do Peru e marinhas do Caribe. Existem ainda pinturas de paisagens com araucárias do Oeste catarinense e paisagem de Blumenau. Também fazia retratos. Data e local de falecimento desconhecidos.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

postada em 07/10/2022 16:31 – 28 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais