Joinville realiza ação no Dia Mundial da Saúde Mental

- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Saúde de Joinville (SES), realiza nesta segunda-feira (10/10) uma ação alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental, no Garten Shopping, das 11h às 13h. A atividade, aberta para o público em geral, será realizada por profissionais e usuários dos serviços de saúde mental do município. O evento conta com a parceria da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e do Instituto Impar.

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado em 10 de outubro. “A ação é para evidenciar a importância de cuidarmos e estarmos atentos à saúde mental. Convidamos toda a sociedade para participar, conhecer mais o trabalho desenvolvido pelos serviços do município, valorizando os talentos e habilidades dos usuários e trazendo uma consciência maior das pessoas em geral. No município temos diversos locais de atendimento especializado”, explica Ana Caroline Giacomini, coordenadora de Saúde Mental da Secretaria da Saúde.

- PUBLICIDADE -

Logo no início, às 11h, o grupo MusicalMente se apresenta. Esse grupo é formado por pacientes do Serviço Organizado de Inclusão Social (SOIS) e foi criado em 2018. O conjunto é formado por usuários que desenvolvem as atividades musicais em uma das oficinas oferecidas pelo serviço.

Em seguida, haverá palestras com profissionais de saúde e professores de arte que integram a equipe de saúde mental do município. Na sequência, a programação traz apresentações de dança e do grupo Clave de Sois. O projeto “Clave de Sois” oferece oficinas musicais aos usuários com transtornos mentais atendidos pelo Sois.

Outro objetivo do evento é que pacientes de saúde mental possam ocupar espaços não somente os locais dos serviços públicos. Com a Lei da Reforma Psiquiátrica no Brasil, o país passou a implantar esse modelo de assistência no território e não mais com internações em hospitais psiquiátricos. Foram criados então, em 1986, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Fonte: Prefeitura de Joinville