- PUBLICIDADE GOOGLE-

Evento marca a entrega do Plano de Manejo da APA do Morro de Gavião de Camboriú

Plano de Manejo da APA do Morro do Gavião, um documento de 362 páginas, tem o objetivo de nortear as ações de preservação da Mata Atlântica e das nascentes do Rio Camboriú

O município de Camboriú formalizou nesta quarta-feira, dia 5, um importante passo para a manutenção e preservação da natureza. Em um ato no Gabinete do Prefeito de Camboriú, foi formalizada a entrega do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro do Gavião. O estudo foi contratado pela Fundação do Meio Ambiente de Camboriú (Fucam) e elaborado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A solenidade oficializou a conclusão após um ano de trabalho.

Continua após o anúncio

Estiveram presentes no evento, o presidente da Fucam, Valmor Dalago, a diretora de Educação Ambiental – Parques e Reservas da Fundação, Sirléia Sebold, além de representantes da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Univali. O vereador Amilton Bianchet (Mito) e a vereadora Andréia de Souza Machado estiveram presentes representando o poder legislativo.

A APA se trata de uma área natural destinada a preservação da fauna e da flora. Isso tudo com o objetivo de preservar a qualidade de vida da população local e proteção dos ecossistemas. O Plano de Manejo da APA do Morro do Gavião, um documento de 362 páginas, tem o objetivo de nortear as ações de preservação da Mata Atlântica e das nascentes do Rio Camboriú. “Foi difícil fazer o zoneamento da APA, por se tratar de uma área muito grande com mais de 29 Km² de extensão. A APA do Morro do Gavião foi decretada por lei em 1999. E com muito trabalho essa gestão conseguiu tirar do papel” declara o presidente da Fucam, Valmor Dalago.

Continua após o anuncio

Com a conclusão do Plano de Manejo, será formada uma câmara técnica no conselho gestor para definir os próximos passos para a conservação da área. Para efetivar o Plano, será criada uma lei para delimitar a área da APA do Morro do Gavião. “Foi uma grande oportunidade. Nos encantamos pela área e pelo trabalho”, define a coordenadora técnica do Plano de Manejo da Univali, Rosemeri Carvalho Nazaré.

Fonte: Prefeitura de Camboriú – SC

Continua após o anúncio

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais