Centro de Educação Infantil do bairro São João realiza experiência sobre o desenvolvimento da borboleta

- PUBLICIDADE -

O Centro de Educação Infantil (CEI) Norma Neves Tabalipa, do bairro São João proporcionou uma experiência única e diferente para os seus alunos. Durante 13 dias, as turmas da pré-escola da unidade acompanharam o desenvolvimento da metamorfose da borboleta. Neste período, as crianças presenciaram a chegada das lagartas (que foram doadas por uma moradora do bairro), a formação dos casulos e o nascimento da primeira borboleta.

“Foram dias de muita expectativa, observação e descobertas científicas. As crianças acompanharam, compararam, levantaram hipóteses de pesquisa, abriram caminhos para novos estudos e descobertas, através da relação do brincar com o conhecimento científico. Foi um trabalho bastante interessante”, disse a diretora da unidade, Lígia Gonçalves Lopes.

- PUBLICIDADE -

No final da experiência, todos os 83 alunos do CEI participaram da soltura das borboletas. As crianças se reuniram no parque da unidade e acompanharam o voo dos insetos, com salva de palmas e muitos comentários. “Vai borboleta, seja livre”, falou a pequena Hellen, de 5 anos.

A experiência foi tão encantadora, que o Centro de Educação Infantil pretende realizar novamente nos próximos anos, a fim de atingir mais crianças da comunidade e, desta forma, contribuir para o olhar do mundo natural. A vivência está ligada ao projeto da Primavera Literária e também à finalização dos projetos Nome de Grupo e Exploradores e Defensores da Natureza. 

Fonte: Prefeitura de Itajaí