Secretaria de Saúde lança ações de prevenção ao câncer no Outubro Rosa

- PUBLICIDADE -

As equipes da Atenção Primária à Saúde de Chapecó estão preparando ações do Outubro Rosa, que é o mês de conscientização para prevenção do câncer de mama e de colo do útero. O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

De acordo com a gerente da Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Chapecó, Lígia Schacht, as ações previstas são as seguintes:

- PUBLICIDADE -

-Sala de espera nos Centros de Saúde da Família sobre o tema prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero.

-Atendimento por livre demanda para as necessidades de coleta de preventivo do câncer do colo do útero para mulheres entre 25 e 64 anos e solicitação de mamografia.

-Busca ativa das mulheres entre 25 e 64 anos que não fizeram coleta do exame preventivo do câncer do colo do útero nos últimos três anos.

-Ação de conscientização sobre Outubro Rosa com equipe da empresa EletroService/WEG, na subestação da Aurora.

Junto a essas ações, a Secretaria de Saúde de Chapecó continuará realizando busca ativa dessas mulheres via whatsapp, essas mensagens tem por objetivo de relembrar a importância de manter os exames em dia para prevenir e diagnosticar a doença precocemente. Todas as mulheres poderão procurar o Centro de Saúde da Família de referência para o seu endereço residencial para realizar a coleta do exame.

Fonte: Prefeitura de Chapecó SC