Oktoberfest Blumenau faz o primeiro plantio de árvore de projeto de sustentabilidade

- PUBLICIDADE -

Faltando um dia para o início da 37ª Oktoberfest Blumenau, as ações de sustentabilidade da festa estão em pleno andamento. Na manhã desta terça-feira, dia 4, foi feiro o primeiro plantio de árvore, um ipê-roxo, no Parque Ramiro Ruediger. Estiveram presentes na ação Marcelo Greuel, secretário de Turismo e Lazer e Presidente do Parque Vila Germânica, a vice-prefeita Maria Regina Soar e o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Jefferson Voigtlaender.
  
Além de autoridades e imprensa, alunos da escola Eef Prof Emir Ropelato, de Timbó e Escola Básica Municipal Arapongas de Indaial que estavam no Parque Ramiro Ruediger, durante um passeio escolar, acompanharam de perto o plantio da muda de ipê-roxo. 

Ao todo, quatro mil árvores, totalizando 100 mil metros quadrados de plantio em áreas degradadas e urbanas, que farão parte do Plano de Sustentabilidade da festa. 

- PUBLICIDADE -

“Não estamos medindo esforços para transformar essa em uma grande ação para termos um futuro melhor para todos nós. É um compromisso da Oktoberfest, e da cidade de Blumenau”, acrescentou o secretário Marcelo Greuel.
 
A ação deve compensar cerca de um terço das quase 2 mil toneladas de CO2 que o evento gerou em 2019. Segundo Jefferson Voigtlaender, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a ação é o resultado da parceria entre a secretaria e o Parque Vila Germânica, onde a Oktoberfest Blumenau acontece. A organização do evento optou pela compensação in natura destes gases, ou seja, com o plantio de árvores, para que a compensação fique na cidade de Blumenau.
  
O ipê-roxo foi escolhido por ser a árvore símbolo da cidade de Blumenau. “Nada mais justo do que a gente plantar essa muda como a primeira árvore, dando o pontapé inicial desse projeto”, acrescenta Jefferson Voigtlaender.

Além do compromisso com o plantio das árvores, a organização da 37ª Oktoberfest Blumenau pretende recolher 100% do óleo de cozinha utilizado nos pontos de alimentação da Vila Germânica e valorizar 100% do lixo gerado na Oktoberfest Blumenau.

Ações de divulgação junto ao público reforçam a importância do descarte correto e da reciclagem, complementando os esforços do projeto, que conta com uma equipe de engenharia ambiental durante todos os dias de festa.

Ao final da festa, um balanço socioambiental com os dados das ações será divulgado, o que é importante para definir estratégias de compensação do impacto ambiental das próximas edições da Oktoberfest Blumenau. 

Além do compromisso socioambiental, a vice-prefeita Maria Regina Soar, reforça o lado social da Oktoberfest Blumenau. 

“As ações de sustentabilidade são uma parte do legado que queremos deixar para os blumenauenses e visitantes que vierem a festa. Este plantio de hoje representa um marco para as próximas edições da Oktoberfest, que terão um pilar na sustentabilidade essencial”, comenta.

A 37ª Oktoberfest Blumenau acontece de 5 a 23 de outubro, o evento é promovido pela  Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e Parque Vila Germânica. A festa tem como cervejaria oficial a Ambev e conta com o patrocínio de Bradesco, Tim, Unifique, Elo, Nacional Gás, Intelbras, Hering, Veolia, Stuttgart Porsche, Fort Atacadista, Hemmer, Ventisol, Koerich, Raízen, Perdigão, IPEL, Pompéia, Altenburg e Segala’s. A 37ª Oktoberfest Blumenau tem ainda o apoio da CVC Corp, Lufthansa e Karsten.

postada em 04/10/2022 11:49 – 2 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC